domingo, 20 de dezembro de 2020

Fortaleza: acidentes de trânsito caem 43,6% no período de 11 meses

Foto: Arquivo pessoal

Os 9.923 acidentes de trânsito registrados em Fortaleza, entre janeiro e novembro deste ano, representam uma queda de 43,6% em relação a igual período de 2019, que anotou 17.589 ocorrências, segundo balanço da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).


No intervalo de 11 meses, os acidentes com vítimas caíram 27%, passando de 8.263 para 6.031. O mapeamento do órgão indica que ocorreram 3.892 ocorrências com danos materiais, número 58,3% menor comparado ao ano passado.


Já as mortes contabilizaram queda de 11%. Foram 168 casos neste ano contra 189 em 2019. O levantamento de óbitos inclui dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).


Medidas

A justificativa para as múltiplas reduções está na execução de estratégias educativas e de infraestrutura, de acordo com o gerente de operações da AMC, André Luís Barcelos. “Tem ações de engenharia, de orientação e tem a fiscalizatória. Todas elas contribuem para que a gente tenha uma redução no nível de acidentes", pontua.


Contudo, o coordenador da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária, Dante Rosado, lembra que o plano de mobilidade deve continuar em pauta nas próximas gestões municipais para que os indicadores decresçam e a população absorva ainda mais um comportamento sustentável.


“A gente vai ter um início de gestão que é alinhada com o atual prefeito, mas é importante que seja dada continuidade a essa política de segurança no trânsito que vem promovendo os modos de transporte sustentável, como a bicicleta, a caminhada e o transporte coletivo”, alerta.


*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do G1 CE. Para acessar a matéria original clique aqui.