terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Plano de vacinação contra Covid-19 no Ceará terá 1,7 milhão de pessoas em grupos prioritários.

Trabalhadores da saúde e pessoas com mais de 75 anos serão os primeiros a receber a vacina contra a Covid-19 no Ceará, quando o imunizante estiver disponível, segundo plano de vacinação que deve ser aplicado no estado.

Ainda não há definição de quando a vacina estará disponível no Ceará. Nesta segunda-feira (7), o governador Camilo Santana afirmou que negocia com o Butantan para adquirir a CoronaVac para a população cearense "o mais rápido possível".

Os grupos prioritários serão vacinados em quatro fases e terão 1.794.076 de cearenses. A meta é imunizar pelo menos 95% desse público-alvo.

    Primeira fase: trabalhadores da saúde, Idosos a partir de 75 anos de idade, pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas) e população indígena.

 
    Segunda fase: pessoas de 60 a 74 anos.

 
    Terceira fase: pessoas com comorbidades que apresentam maior chance para agravamento da doença (como portadores de doenças renais crônicas, cardiovasculares, entre outras);

 
    Quarta fase: professores, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.


O governador do Ceará, Camilo Santana, afirmou que negocia com o governador de São Paulo, João Dória, para adquirir a vacina contra a Covid-19 para os cearenses "o mais rápido possível".

"Tenho mantido conversas com o Governo de São Paulo, diretamente com o governador João Dória, e Instituto Butantan, responsável pela produção da CoronaVac, para a aquisição o mais rápido possível. Temos, inclusive, reunião presencial já marcada em SP na próxima segunda-feira", afirmou Camilo Santana.

O governador do Ceará afirmou também o secretário estadual da Saúde, Dr. Cabeto, mantém contato com outros laboratórios que desenvolvem a vacina, bem como com o Ministério da Saúde.

"Informo aos cearenses que tudo o que estiver ao meu alcance farei para que a vacina chegue ao nosso estado com a máxima brevidade", completou Camilo.

*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do G1 CE. Para ler a matéria original, clique aqui