quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

Previsão de chuva isolada no Cariri nesta sexta-feira de Natal

Foto: Reprodução/ Maciel Bezerra/Funceme

A sexta-feira de Natal, 25, deve ter chuva isolada no Cariri e na faixa litorânea do Ceará. Também há possibilidade de chuva em demais regiões do Estado. A previsão é de nebulosidade variável em todo o território, conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).


De um modo geral, para esta quinta, 24, a tendência também é de nebulosidade variável em todas as regiões. No entanto, algumas áreas de instabilidade podem se formar sobre o Estado e trazer chuva para o litoral, Ibiapaba e Cariri. No litoral, as precipitações devem se concentrar no período da manhã. Já na Ibiapaba e no Cariri, a tendência é de chuva no período da noite. Para todas as regiões a tendência é de chuva fraca a moderada e em pontos isolados.


Para a sexta, 25, no período da madrugada e manhã algumas áreas de instabilidade podem se formar sobre a região e trazer chuva principalmente para áreas litorâneas e para o sul do Ceará. A tendência é de chuva isolada com intensidade de fraca a moderada.


A região Nordeste do Brasil (NEB) ainda continua sob a influencia de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), e esse sistema pode ocasionar as precipitações no sul do Ceará na sexta, 25.


Sendo assim a previsão do tempo ficou da seguinte maneira:


Quinta - 24/12/2020: Nebulosidade variável em todas as regiões com possibilidade de chuva na faixa litorânea, no Maciço de Baturité, no Cariri e na Ibiapaba.


Sexta - 25/12/2020: Nebulosidade variável em todas as regiões com chuva isolada no Cariri e na faixa litorânea. Nas demais regiões, há possibilidade de chuva.


Sábado - 26/12/2020: Nebulosidade variável em todas as regiões com possibilidade de chuva na faixa litorânea e no Maciço de Baturité.


Verão no Ceará começa dentro do período de pré-estação chuvosa

No Ceará, o início do verão faz parte do período conhecido como pré-estação chuvosa, segundo Meiry Sakamoto, gerente de Meteorologia da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Conforme Meiry, essas precipitações não influenciam a estação chuvosa principal. "De modo geral, os sistemas meteorológicos atuantes são diferentes dos observados entre fevereiro a maio durante nossa quadra chuvosa".


*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do O POVO. Para acessar a matéria original clique aqui.