domingo, 17 de janeiro de 2021

Anvisa aprova uso emergencial de duas vacinas e enfermeira é a primeira brasileira a ser vacinada contra Covid-19, no país.


O início da vacinação contra o coronavírus no Brasil teve um capítulo decisivo neste domingo (17), quando a Anvisa realizou uma reunião extraordinária para decidir se autoriza duas vacinas com pedido de uso emergencial: a CoronaVac, da Sinovac e do Instituto Butantan, e a da Oxford-AstraZeneca, produzida pela Fiocruz.

Os cinco diretores da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) foram a favor da liberação. As vacinas podem, em teoria, começar a ser aplicadas no Brasil.

Instantes após a aprovação unânime pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a primeira pessoa foi vacinada no Brasil. Mônica Calazans, 54 anos, recebeu a vacina em São Paulo. Ela trabalha na UTI do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo, e foi escolhida pelo Butantan para ser imunizada neste domingo, 17, a dose da Coronavac.

A enfermeira é de grupo de risco, sendo obesa, hipertensa e diabética, além de profissional da saúde. Ela trabalha na UTI há 10 meses, desde maio, quando decidiu se inscrever para vagas de enfermagem durante o auge da pandemia do novo coronavírus. Ela é moradora de Itaquera, na zona leste de São Paulo e chega a trabalhar em escalas de 12 horas, em dias alternados. Setor tem 60 leitos para pacientes Covid.

*Da redação do Blog do Farias Júnior, com O Povo e BBC.