segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

Brejo Santo - Capital leiteira do Cariri

 


*Por Farias Júnior

Quem como eu é admirador e propagador das delícias produzidas pelos laticínios de Brejo Santo, já sabe e reconhece a diferença na qualidade, se comparado com produtos produzidos em outras regiões do estado e do país. O que muitos não sabem é que o município tem a maior bacia leiteira da região e a segunda maior bacia leiteira do estado Ceará, beneficiando mais de 2 mil produtores de leite da região inteira, garantindo emprego e renda para essas famílias.  

O leite de Brejo Santo não vira somente o famoso queijo coalho, mas também se transforma em creme de nata e em manteiga de garrafa. Todos são produtos que abastecem o mercado local e todo o restante do estado. Juntando toda a produção de Brejo Santo, são de mais de 40 mil litros de leite abastecendo os laticínios do próprio município.

Em 2020, a matéria prima para a produção do queijo coalho ficou mais cara. Se em 2019 o litro custava cerca de R$ 1,40 centavos, em 2020 chegou a R$ 1,90. O sol forte e a falta de chuvas prejudicaram as pastagens e o custo de produção aumentou. O programa Globo Rural da Rede Globo, exibiu neste domingo, 03 de janeiro, matéria que mostra mais esse destaque de Brejo Santo. Para assistir a matéria do Globo Rural, clique aqui.

*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do G1.