segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Brejo Santo, Crato e Juazeiro entre as primeiras cidades que irão receber vacinas.

 


*Por Farias Júnior

A semana não poderia começar com uma notícia melhor. Temos vacina e elas chegarão em breve em vários municípios cearense, dentre eles: Brejo Santo, Crato e Juazeiro do Norte. Estaremos debatendo esse assunto durante os programas O Povo no Rádio nas rádios O POVO CBN e CBN Cariri e no Grande Jornal da Integração Regional, em entrevista com Glauciane Torres, secretária de Saúde de Brejo Santo. 

O Ministério da Saúde envia ao Ceará 229.200 doses de vacina Coronavac contra Covid-19 na manhã desta segunda-feira, 18. A vacinação começa na quarta-feira, 20, às 10 horas. As vacinas são previstas para vacinar 109.160 pessoas no Estado e consideram a perda técnica. Segundo o Ministério da Saúde, são 186.720 doses no Ceará para público geral e mais 42.480 separadas para população indígena. A soma dá 229.200 doses. A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) estimou 218 mil doses.

As doses no Ceará, segundo o Ministério, serão divididas assim:

Pessoas com 60 anos ou mais vivendo em asilos: 2.393

Pessoas com deficiência vivendo em asilos: 132

População indígena vivendo em terras indígenas: 20.250

Trabalhadores de saúde: 86.360

Cada pessoa receberá duas doses.

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) espera a chegada do primeiro lote até o início da tarde desta segunda-feira. Haverá solenidade às 7 horas, em São Paulo, para envio das vacinas aos estados. A Sesa planeja o início simultâneo da vacinação na manhã da quarta-feira, 20.

O Ministério da Saúde enviará ao Ceará 2,88 toneladas de material, em 96 volumes, de 2,88 toneladas, segundo a Sesa. É o oitavo maior carregamento do País, proporcional à população do Estado. O material chega ao Ceará em avião da Força Aérea Brasileira (FAB).

Prioridades

No Estado, os primeiros a ser vacinados serão profissionais de saúde que atuam na linha de frente de combate à Covid-19 em unidades de saúde públicas e privadas e idosos que residem em asilos. Os profissionais de saúde serão vacinados nos locais de trabalho. Gestantes não receberão vacina. Em São Paulo, um médico cearense já recebeu a vacina.

Com a chegada ao Ceará, as vacinas começarão a ser distribuídas aos municípios do Estado no mesmo dia. A logística para levar as doses até as diversas regiões do Estado envolve aviões, helicópteros e caminhões. Haverá, segundo a Sesa, seis rotas de distribuição aérea e duas terrestres para Capital e as Áreas Descentralizadas de Saúde (ADS):

 - Acaraú

- Aracati

- Baturité

- Brejo Santo

- Caucaia

- Canindé

- Camocim

- Crateús

- Crato

- Fortaleza

- Icó

-Iguatu

- Itapipoca

- Juazeiro do Norte

- Limoeiro do Norte

- Maracanaú

- Quixadá

- Russas

- Sobral

- Tauá

- Tianguá

Logística

Já estão sendo distribuídos refrigeradores para armazenar as doses e insumos para a vacinação, como seringas, agulhas, luvas e algodão.

Os preparativos para a vacinação no Ceará foram finalizados em reunião virtual nesta noite de domingo, 17. Participaram representantes de secretarias municipais e de órgãos do Governo do Estado.

Vacinas aprovadas

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, por unanimidade, neste domingo, 17, o uso emergencial das duas primeiras vacinas no Brasil contra Covid-19. Tiveram aprovação a CoronaVac, desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, e da vacina de Oxford, desenvolvida pela AstraZeneca e pela Universidade de Oxford, com acordo para ser fabricada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Instantes após a aprovação, a primeira pessoa foi vacinada no Brasil. Mônica Calazans, 54 anos, recebeu a vacina em São Paulo. Ela trabalha na UTI do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo, e foi escolhida pelo Butantan para ser imunizada neste domingo, 17, a dose da Coronavac.

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, informou que a previsão é de a vacinação começar nacionalmente na quarta-feira, 20, às 10 horas, dentro do Plano Nacional de Imunização. O País tem até o momento 6 milhões de doses.

*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do O POVO. Para acessar a matéria original clique aqui.