segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Ceará - Doses da Coronavac já foram enviadas ao Estado; vacinação começa às 17h


O governador do Ceará, Camilo Santana, afirmou que a vacinação no estado deve começar ainda nesta segunda-feira (18). Camilo e o prefeito de Fortaleza, Sarto, participaram em São Paulo do evento que marcou o envio das vacinas aos 26 estados e Distrito Federal.

"Participo de reunião agora sobre a distribuição da vacina para os estados. O lote do Ceará sai aqui de SP em instantes. O objetivo é começar a vacinação ainda hoje", afirmou o governador.

A carga das doses da Coronavac chega a Fortaleza no início da tarde em voo da Força Aérea Brasileira (FAB). A previsão é que a aplicação das doses comece às 17h, segundo o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

"Esse avião deve chegar por volta das duas horas da tarde a Fortaleza. De lá vamos iniciar toda a logística para iniciar a distribuição no interior. Nosso objetivo é começar às 17 horas. Iniciar a campanha de vacinação no Ceará", disse Camilo.

Com as doses do primeiro lote, serão vacinadas 109 mil pessoas no Ceará, assegurando que este mesmo grupo receba a aplicação da segunda dose do mesmo tipo de vacina, garantindo assim maior eficácia, segundo a Sesa. Importante ressaltar que o imunizante não deve ser aplicado em gestantes.


Serão vacinados com este primeiro lote:
  • Profissionais de saúde da linha de frente de combate à Covid-19 de unidades públicas e privadas, que serão imunizados nos locais onde trabalham
  • Idosos que residem em asilos
Todos os grupos da fase 1 do plano nacional de imunização vão ser vacinados na medida que cheguem mais lotes nas próximas semanas.

Na tarde deste domingo (17), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial das vacinas CoronaVac (desenvolvida pelo Instituto Butantan) e AstraZeneca (da Universidade de Oxford). Logo após a aprovação, o governador Camilo Santana anunciou que a liberação do primeiro lote do imunizante chinês para o Ceará deve acontecer na próxima segunda-feira (18).

A logística da distribuição envolve aviões, helicópteros e caminhões, e foram traçadas seis rotas aéreas e duas terrestres contemplando Fortaleza e as Áreas Descentralizadas de Saúde (ADS) que compreendem os municípios de Maracanaú, Caucaia, Baturité, Itapipoca, Sobral, Tianguá, Camocim, Acaraú, Crateús, Juazeiro do Norte, Crato, Iguatu, Brejo Santo, Icó, Tauá, Quixadá, Canindé, Aracati, Russas e Limoeiro do Norte. O Ceará segue o Plano Nacional de Vacinação, desenvolvido pelo Ministério da Saúde.

Além das doses, outros itens como refrigeradores e insumos para a vacinação — seringas, agulhas, luvas e algodão — já começaram a ser distribuídos no Ceará na semana passada. O Estado vai receber 96 volumes (2.880 kg) em avião da Força Aérea Brasileira (FAB). É o oitavo maior carregamento do País, de acordo com a Sesa.

Planejamento da vacinação
A Sesa garantiu que a logística de vacinação no Estado já estava planejada, e a reunião virtual aconteceu para finalizar detalhes de distribuição depois da decisão da Anvisa. O encontro envolveu gestores de secretarias municipais e de órgãos estaduais que terão participação na operacionalização do envio das doses e dos insumos aos municípios.

“Nosso foco principal é imunizar o quanto antes os grupos prioritários, com segurança e organização, para que tenhamos uma nova fase na luta contra essa pandemia. Nosso foco principal neste momento é salvar vidas, por isso estamos priorizando as pessoas mais expostas ou mais vulneráveis ao vírus”, explicou o secretário de Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto).

“Fizemos um trabalho de antecipação da logística para que pudéssemos agir rápido na distribuição da vacina e iremos repetir esse procedimento para que sejamos eficientes também nos próximos lotes”, complementou o titular da Sesa.


*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do G1 CE. Para acessar a matéria original clique aqui.