sábado, 16 de janeiro de 2021

Ceará - Polícia Civil e Polícia Militar capturam quase 200 pessoas em 48 horas

Foto: Divulgação/ SSPDS-CE

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e a Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE) registraram a apreensão de 194 pessoas entre quarta e quinta-feira, 13 e 14 de janeiro, desta semana. As ações envolveram o cumprimento de mandados de prisão e outras diligências para o patrulhamento de crimes no Estado.


Cerca de 110 policiais civis foram responsáveis por cumprir os mandados de prisão no Ceará durante o período. Em Fortaleza, 32 mandados foram cumpridos pelos crimes de homicídio, tráfico de drogas, organização criminosa, porte ilegal de arma de fogo, roubo e lesão corporal. Na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e interior do Ceará, a PCCE capturou 25 pessoas. Ao todo, 57 suspeitos foram presos.


A ação foi coordenada pelo Departamento de Polícia Judiciária da Capital (DPJC) e executada pela equipe da Dissuasão Focada e dos 25 Distritos Policiais da Capital.


Além dos presos em cumprimento dos mandados, as Polícias Civil e Militar realizaram 137 prisões e apreensões em flagrante. Foram detidos suspeitos pelos crimes de homicídio doloso, posse e porte ilegal de armas de fogo, roubo, tráfico de drogas e outros delitos. Do total, 38 pessoas foram autuadas por envolvimento com os crimes referentes à Lei de Drogas, 11 por posse e porte ilegal de armas de fogo e dez por roubos.


De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS-CE), o secretário do órgão, Sandro Caron, se reúne semanalmente com membros da cúpula de Segurança Pública e representantes das Áreas Integradas de Segurança do Estado com o intuito de alinhar estratégias de combate a crimes em território cearense, com o objetivo de promover rápidas respostas a crimes.


Prisões

Na tarde desta quinta-feira, 14, foi preso o homem suspeito de matar e queimar o corpo da namorada grávida. Wando Cordeiro Vasconcelos, de 35 anos, ainda teria simulado o sequestro da vítima, segundo informou a Polícia. O crime aconteceu na noite desta quarta-feira, 13, no bairro José Walter, e o corpo da vítima foi encontrado carbonizado nesta quinta-feira, no bairro Chorozinho. Wando foi autuado em flagrante pelo crime de homicídio com quatro qualificadoras, entre elas feminicídio e ocultação de cadáver.


No bairro Antônio Bezerra, Edvando Batista Costa, de 26 anos, foi preso após atirar contra policiais militares durante ação na região. O homem possui passagens na polícia por homicídio doloso, tráfico de drogas, associação para o tráfico, posse ou porte ilegal de arma de fogo, roubo e corrupção de menores. Junto com o homem, foram apreendidos um revólver do garruncha, munições e drogas.


Em Maranguape, na RMF, as equipes militares prenderam um homem suspeito de invadir a casa de idoso de 76 anos e tentar matá-lo. Benedito Alves da Silva, de 35 anos, foi autuado em flagrante por tentativa de homicídio. A vítima foi socorrida para unidade hospitalar da região.


*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do O POVO. Para acessar a matéria original clique aqui.