sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Ceará - Polícia Federal cumpre nove mandados de busca e apreensão em operação no combate ao crime de compra de votos

 


Foto: PF Divulgação
A Polícia Federal cumpre mandados nesta sexta-feira, 29, em Catarina e em Fortaleza, na operação Tantos. É investigada suspeita de compra de votos e outros crimes eleitorais nas últimas eleições em Catarina, no Sertão dos Inhamuns. A operação foi batizada em referência a expressão usada por um dos investigados. De acordo com a PF, ele prometia "tantos mil" em troca de votos.

É investigada a oferta de dinheiro, cheques, propostas de emprego e de aumento salarial para funcionários públicos em Catarina em troca de voto. Teria havido ainda uso de cartões de benefício social na captação ilegal de voto. Também há suspeita de uso de influência política e até de ameaças para conseguir votos. Investiga-se o uso de recursos públicos do Município de Catarina nas fraudes eleitorais.


São cumpridos nove mandados de busca e apreensão, seis deles em Catarina e três em Fortaleza, nos bairros Cocó e José Bonifácio. Os mandados foram expedidos pela Justiça Eleitoral e atendem representação do Ministério Público Eleitoral em Ação de Investigação Judicial Eleitoral. O inquérito está instaurado na Delegacia de Polícia Federal em Juazeiro do Norte.


*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do O POVO. Para acessar a matéria original clique aqui.