sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

COLUNA DA HISTORIADORA FÁTIMA ALVES - O Cabeção, o bloco que nasceu da simplicidade.


O Cabeção, o bloco que nasceu da simplicidade.


Semana passada quando trouxe a nossa coluna um pouco sobre Mestre do Golpe, José Zacarias Barbosa, o mesmo nos trouxe um acervo histórico sobre o bloco o cabeção. Apresento-vos uma das descobertas sobre esse bloco que ultrapassa gerações.

O bloco teve início no ano de 1963 com os três jovens Estropelho, Zé Nilton (de Peraí) e Zé Quarenta. O intuito deles eram se divertirem e saiam da Rua Padre Abath do Bar de Jacú (outra curiosidade da cidade). Vejam que astucia dos três jovens: saiam com uma bacia de alumínio e uma cabeça de boi em cima assustando as crianças. Como diz Tirulipa o comediante, o Nordestino tem uma criatividade espetacular, sem intenção de fazer a história e já fazendo, eles criaram o bloco o cabeção. (fonte: Jornal cultural Cacuá, edição 2013).

Faço assim menção a essas três pessoas que merecem nossa homenagem e respeito, vamos aplaudir a criatividade artística dos jovens que inclusive os apelidos deles requer um estudo de origem, por que no que se refere a Brejo Santo muitas coisas materiais e imateriais lhe são peculiares. Fiquem no aguardo que traremos mais descobertas na nossa história cotidiana aqui na nossa Coluna no Blog do Farias.