sábado, 23 de janeiro de 2021

Defesa Civil realiza campanha de cadastramento da população para recebimento de alertas pelo celular


A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) está realizando, em paralelo ao início da quadra chuvosa no Estado do Ceará, uma campanha de divulgação para o cadastramento da população com o intuito de receber alertas de possíveis inundações, alagamentos, chuvas intensas ou deslizamentos de terra. Até o momento, o Estado conta com cerca de 120 mil cadastros, que correspondem a apenas 1,36% da população.


Segundo a Defesa Civil, para realizar o cadastro, basta enviar um SMS (mensagem de texto via celular) contendo o CEP da residência para o número 40199. O serviço é gratuito e é permitido cadastrar mais de um CEP; basta enviar mensagens individuais contendo cada CEP de interesse. O serviço poderá ser cancelado a qualquer momento, basta enviar a palavra SAIR e o CEP para 40199.


No Ceará, o envio dos alertas tem sido realizado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) desde 2018. Os alertas são destinados a áreas específicas e têm o objetivo de orientar as pessoas quanto aos procedimentos a serem adotados diante do risco de inundações, alagamentos, chuvas intensas ou deslizamentos de terra, entre outras ocorrências.


Por exemplo, diante da previsão de uma chuva intensa, a população de um município ou região pode receber a seguinte mensagem: “Defesa Civil: Alerta risco de enxurrada para [nome do município ou região]. Evite transitar em áreas inundadas. Em emergências, ligue 193”.


O serviço passou a ser utilizado também, no segundo semestre, para alertar a população sobre os riscos de incêndios florestais. O funcionamento do sistema é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e com as operadoras de telefonia móvel.


*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do Governo do Estado do Ceará.