quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Devido à pandemia doações de sangue caem no Ceará

Foto: Thiago Gadelha

Em 2020, o Hemoce registrou 92.524 doações de sangue feitas no Ceará - 8% menos que em 2019, quando foram coletadas 101.066 bolsas. A diminuição é um impacto da pandemia do novo coronavírus. Mesmo assim, a redução não comprometeu o atendimento. O Hemoce foi responsável por enviar bolsas para outros estados, como São Paulo, Minas Gerais, Sergipe e Paraná, que foram afetados pelo período de isolamento social.


O impacto é considerado pequeno, tendo em vista toda a situação causada pela Covid-19. De acordo a coordenadora de captação de doadores do Hemoce, Nágela Lima, o órgão havia acabado de sair de uma campanha de doações bem sucedida quando a pandemia estourou no estado. Para atenuar os resultados do isolamento social, foi desenvolvida uma série de ações que continuaram estimulando a assistência da população.


“A gente conseguiu manter o estoque no nível considerado seguro durante todo o ano graças à solidariedade da população cearense. Realmente foi necessária a questão do isolamento, mas foi um número considerado muito baixo, não tivemos nenhuma consequência”, diz.


A ações, implantadas desde março, incluem a disponibilização de álcool em gel, distanciamento e uso de máscaras nas unidades do Hemoce. Essas medidas, conforme Nágela, fizeram com que os doadores se sentissem mais confortáveis e continuassem indo às sedes. “Adotamos também a ferramenta de agendamento. Isso trouxe muita segurança para a população e vem dando muito certo. A doação pode ser agendada em qualquer unidade do estado. Além das estratégias, adotamos o nosso programa de coleta externa, a gente leva o Hemoce mais perto da população e facilita o acesso”, explica.


Nas redes sociais, o órgão desenvolve um trabalho de conscientização, que também foi responsável pela continuidade da contribuição.


Fábio Albuquerque, 20, é um dos doadores assíduos Hemoce e costuma contribuir a cada dois meses. Ele conta que a pandemia atrapalhou o planejamento porque foi contaminado pelo vírus em março do ano passado, ficando doente por pouco mais de 1 mês. Após a recuperação, conseguiu doar sangue 4 vezes em 2020. Neste ano, ele já fez a primeira doação e pretende seguir da mesma forma.


“É uma questão de empatia com o próximo, é questão de solidariedade. Aconselho todos a fazerem o mesmo. O que falta hoje na maioria das pessoas é a empatia”, comenta.

Nágela ressalta que as ações implementadas em 2020 continuam em 2021, a exemplo do agendamento, que pode ser feito no Portal do Doador ou no WhatsApp de cada unidade do Hemoce. “A doação é necessária todos os dias, não somente em campanhas, feriados. Esse é um trabalho educativo justamente para fazer com que a população saiba a importância dessa doação voluntária”, afirma.


Requisitos para doação


Estar em boas condições de saúde

Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos

Pesar no mínimo 50kg

Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas

Estar alimentado, evitando alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação

Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial.



Menores de 18 anos precisam apresentar termo de consentimento, disponível no site do Hemoce, assinado por pais ou responsáveis. Para mais informações, acesse o site.