terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Enem: portões serão abertos mais cedo para prova deste ano

Foto: Reprodução/Agência Brasil

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, que será aplicado em 2021, ganharão mais 30 minutos para acessar o devido local de prova. Os portões dos locais de aplicação serão abertos mais cedo, às 11h30min (horário de Brasília). Deste modo, o participante terá até 1 hora e 30 minutos para chegar ao lugar onde realizará as provas.


A decisão foi divulgada nessa segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A medida integra o protocolo sanitário da entidade organizadora do teste, a fim de reduzir os riscos de disseminação da Covid-19. O Enem conta com 5.783.357 inscritos nesta edição.


As provas serão aplicadas em 17 e 24 de janeiro (versão impressa) e 31 de janeiro e 7 de fevereiro (versão digital). Também foram estabelecidas regras específicas para reduzir aglomerações nos locais de prova, durante a aplicação. Os protocolos relacionados à doença foram definidos em conjunto entre o Inep e as empresas contratadas para a aplicação do exame, com base nas principais diretrizes do Ministério da Saúde e de outros órgãos e entidades de referência.


Entre as medidas de segurança, o uso obrigatório de máscaras, a disponibilidade de álcool em gel nos locais de prova e a manutenção do distanciamento mínimo entre participantes nos locais de prova serão observadas na condução do exame. Os candidatos poderão levar máscaras para trocar durante a aplicação, seguindo a recomendação de especialistas da área de saúde. O descumprimento das novas regras, em decorrência da pandemia, poderá levar, inclusive, à eliminação dos candidatos.



Horários de aplicação do Enem 2020


Datas: 17 e 24 de janeiro (versão impressa) e 31 de janeiro e 7 de fevereiro (versão digital)


- Abertura dos portões: 11h30min

- Fechamento dos portões: 13 horas

- Início das provas: 13h30min

- Término das provas 1º dia: 19 horas


*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do O POVO. Para acessar a matéria original clique aqui.