sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Fortaleza - Leitos públicos de UTI pediátrica estão com 88,57% de ocupação

Imagem/Google

Foram registrados 3.599 casos de Covid-19 de pessoas até 14 anos em Fortaleza desde o início da pandemia. Desse total, 581 notificações foram apenas neste mês, conforme o IntegraSUS, plataforma da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). O número representa 16% do total. Há aumento na procura por atendimento médico e na demanda por internações. Contudo, a evolução clínica dos casos de Covid-19 em crianças ainda é considerada favorável, com menos complicações. Devido ao aumento de casos, infectologista pediátrico indica redobrar os cuidados de prevenção, como uso de máscara, inclusive para crianças a partir de dois anos. 


A taxa de ocupação de leitos públicos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) infantis é de 88,57%. Este mês, a ocupação já chegou a ser de 100%. No caso dos leitos de enfermaria, a ocupação é de 59,54%. A Sesa investiga o aumento da procura por atendimentos e internações em crianças. O aumento é registrando principalmente no Hospital Infantil Albert Sabin (Hias). A unidade mais que triplicou a oferta de leitos de UTIs pediátricas para Covid-19 em 2021. Mas a ocupação se mantém alta, com 96,3% dos leitos ocupados.


Conforme o infectologista pediátrico Robério Leite, professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) e médico do Hospital São José de Doenças Infecciosas, o aumento de casos pode estar associado ao relaxamento das medidas de prevenção. "A princípio, no início da pandemia, no pico, as crianças eram o grupo social que estava realmente em quarentena. Estavam mais protegidos. No mundo todo, se observou que o número era muito inferior ao de adultos. Com o passar do tempo e as pessoas relaxando a utilização das máscaras e o distanciamento, começou a aumentar o número de casos", diz.

* Da redação do Blog do Farias Júnior com informações do O POVO.