quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Funceme divulga, agora, prognóstico para o 1º trimestre da quadra chuvosa

Foto: Barbara Moira

O Ceará tem 50% de chance de chuvas abaixo da média histórica nos meses de fevereiro, março e abril de 2021, os primeiros e mais importantes da quadra chuvosa, de acordo com o prognóstico divulgado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) na manhã desta quarta-feira, 20.


A Funceme aponta 40% de perspectiva em torno da média e ainda 10% de possibilidade de as chuvas ficarem acima da média histórica.


Os meses abrangem a maior parte da quadra chuvosa no Estado, que vai de fevereiro a maio.


Na distribuição pelo Estado, a maior preocupação é no Centro-Sul do Estado, onde há maior tendência de chuvas abaixo da média histórica.


Já no extremo noroeste do Estado, que abrange a Serra da Ibiapaba, a tendência é de chuvas acima da média histórica.


Apesar do quadro de La Niña no Pacífico, que favoreceriam as precipitações, as chuvas são influenciadas pela temperatura nas águas do Oceano Atlântico.


Com esse prognóstico, após as boas chuvas do ano de 2020, o Ceará tem risco de voltar a ter um ano de seca. Em 2020, a quadra chuvosa no Ceará foi a melhor em uma década.


O anúncio ocorre numa manhã de chuva em Fortaleza. É ainda o período de pré-quadra chuvosa, que no Ceará corresponde aos meses de dezembro e janeiro. Até aqui, janeiro tem sido de chuvas abaixo da média, apesar das precipitações nos últimos dias.


Estes três primeiros meses da quadra chuvosa sobre os quais a Funceme divulga hoje prognóstico — fevereiro, março e abril — correspondem à maior parte das chuvas do ano no Ceará.


Veja a média histórica de chuvas no Estado:

Fevereiro: 118,6 milímetros


Março: 203,4 mm


Abril: 188 mm


Maio: 90,6 mm


Participam do anúncio do prognóstico o presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins, e o secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira.


Para 2021, a Prefeitura de Fortaleza se prepara para chuvas mais intensas na Capital este ano.


*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do O POVO. Para acessar a matéria original clique aqui.