quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Juazeiro do Norte: hospital de campanha será reaberto

 Foto: Divulgação

O Hospital de Campanha de Juazeiro do Norte deve ser reaberto nas próximas semanas. A unidade voltará a receber pacientes com Covid-19. O equipamento foi desativado há pouco mais de um mês, devido à baixa procura, mas teve sua estrutura mantida no Ginásio Poliesportivo, vizinho ao Hospital Regional do Cariri. Com 80 leitos, o hospital foi entregue no início de julho do ano passado.

De acordo com a secretária de Saúde de Juazeiro do Norte, Francimones Rolim Albuquerque, a medida é preventiva em caso de um novo aumento de infectados pelo novo coronavírus a partir deste mês de janeiro. “Existe essa possibilidade, ventilada desde o fim das eleições. É como precaução”, justifica.

Para a reabertura, insumos hospitalares, como equipamentos de proteção individual e medicamentos, estão sendo adquiridos pela Secretaria de Saúde do Município desde o fim do ano passado. “Estamos tendo o maior cuidado, fazendo algumas cotações, verificando se as empresas são idôneas para estar finalizando o processo o mais rápido possível”, garantiu a gestora.

Com as portas novamente abertas, o Hospital de Campanha deve funcionar por, pelo menos, mais seis meses, atendendo com a mesma capacidade em que foi aberto: 80 leitos de enfermaria, destes seis são leitos semi-intensivos, o eixo vermelho, para os pacientes que estão evoluindo para o estado grave e poderão ser tratados ou até transferidos para o HRC, responsável pelos casos graves. “Com certeza a reativação é para ter estes leitos de retaguarda”, completou Rolim.


Após reaberto, os pacientes com Covid-19 voltarão a ser descentralizados da Unidade de Combate, instalado no prédio da Unidade de Pronto Atendimento Lagoa Seca, que conta com 30 leitos, que foi reativado desde o último domingo.

Estruturação
A Secretaria da Saúde do Município também está adquirindo novos testes rápidos, voltados para a população e também para os próprios profissionais da saúde, mas o número exato ainda não foi detalhado. “

De acordo com o último boletim epidemiológico, a terra do Padre Cícero soma 16.528 casos da doença. Cinco pessoas estão hospitalizadas, enquanto outros 76 permanecem em isolamento domiciliar. Infelizmente, a doença já fez 332 vítimas no Município.

*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do G1 CE. Para acessar a matéria original clique aqui.