A Polícia Civil do Ceará vem investigando fraudes e golpes aplicados por meio de sites de leilões virtuais falsos. A prática, de acordo com o titular da Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF), delegado Jaime Paula Pessoa Linhares, vem aumentando nos últimos meses e chamando atenção dos investigadores.
O leiloeiro William Augusto Ferreira de Araújo é uma das vítimas da fraude. William, que atua no ramo há 13 anos, conta que em um dia, na última semana, recebeu cinco ligações de clientes perguntando pelos produtos adquiridos na web. As ligações mostraram ao leiloeiro que alguém vinha se passando por ele na internet, se valendo do seu nome para negociar veículos.
O delegado ressalta que há um alto número de vítimas e inquéritos instaurados na DDF para apurar casos similares envolvendo leilões virtuais. Dentre as vítimas, segundo o policial, está um empresário proprietário de revenda de motos em Fortaleza, que comprou mais de 20 motocicletas em um site falso.
"Somente esta vítima teve prejuízo de R$ 200 mil. Olhando por cima os outros boletins de ocorrência registrados na DDF nós percebemos que o prejuízo já ultrapassou a casa de dois milhões. Infelizmente, é um golpe que vem sendo comum e fazendo dezenas de vítimas no Estado do Ceará", contou o investigador.
*Da redação do Blog do Farias Júnior, com G1.