quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

No interior do Ceará, Corpo de Bombeiros resgata porco-espinho.


O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), por meio de uma guarnição do Batalhão de Busca e Salvamento de Sobral, realizou o resgate de um porco-espinho, no município de Mucambo, na Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14). O animal, que foi resgatado por volta das 14 horas, dessa terça-feira (26), foi devolvido ao seu habitat natural sem ferimentos aparentes.

Após receber a informação que um porco-espinho estaria em uma residência no município citado, a guarnição se dirigiu imediatamente para o local. Chegando lá, os militares estudaram a melhor forma de realizar o resgate sem ferir o animal, que estava bastante agitado e assustado. Após o resgate, o animal foi encaminhado para Serra da Ibiapaba, onde foi solto sem ferimentos.

“Coendou prehensilis” é o nome científico de um roedor arborícola, notívago e herbívoro, encontrado em florestas tropicais desde o México até a América do Sul. O animal é conhecido popularmente no Brasil como ouriço-cacheiro, porco-espinho, cuandu e cuim. Em 2019, o CBMCE resgatou 3.919 animais. Já em 2020, foram 5.217 animais resgatados em todo o Ceará.

*Da redação do Blog do Farias Júnior, com ASCOM.