terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Pesquisa da USP revela que a Covid-19 pode provocar surto psicótico e crise de ansiedade

Foto: CNN Brasil

Além de todos os sintomas físicos da doença, pacientes da Covid-19 podem ainda ter que lidar com surtos psicóticos, que vão desde mudanças de humor até crises de ansiedade. As conclusões fazem parte de uma pesquisa feita pela Universidade de São Paulo (USP).


Segundo a doutora Silvia Merlin, coordenadora do grupo de Psiquiatria do IPq-USP, que atendeu pacientes graves com Covid-19 no Hospital das Clínicas (HC) no auge da pandemia, 30% das pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus entre abril e agosto apresentaram transtornos psicóticos. Metade desses pacientes não tinha histórico anterior de transtorno mental.


De acordo com o estudo, 60% dos pacientes que apresentaram transtornos mentais pós-Covid tiveram melhora no quadro psicológico entre três e seis meses, de acordo com os dados da USP.


Outro dado relacionado à saúde mental dos paulistanos foi fornecido pela Prefeitura de São Paulo. Segundo a administração municipal, os atendimentos nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) da capital tiveram aumento significativo no ano passado: em setembro de 2019, 24 mil pessoas foram atendidas nos Caps; em outubro de 2020, mais de 50 mil pacientes buscaram tratamento psicológico nos centros.


*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados da CNN Brasil. Para acessar a matéria original clique aqui.