quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

Secretários estaduais de Saúde pedem adiamento do Enem a ministro da Educação.


Os secretários estaduais de Saúde, por meio do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), pedem que o Enem seja adiado em razão das condições da pandemia no Brasil. O pedido é dirigido ao ministro da Educação, Milton Ribeiro. A decisão foi aprovada de forma conjunta. Prova está marcada para este domingo. As informações são do portal G1.

Em carta assinada pelo presidente do Conass e secretário de Saúde do Maranhão, Carlos Lula, grupo defende que, apesar de os jovens terem menor risco de desenvolver formas graves e tampouco estar prevista a vacinação da população com menos de 18 anos, "o aumento da circulação do vírus nesta população pode ocasionar um aumento da transmissão nos grupos mais vulneráveis".

Na terça, 12, a Justiça Federal em São Paulo negou o pedido de adiamento das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Com isso, estão mantidas as datas de realização da prova, marcadas para 17 e 24 de janeiro.

De acordo com a decisão, caso uma cidade tenha elevado risco de contágio que justifique medidas severas de restrição de circulação, caberá às autoridades locais impedirem a realização da prova. Se isso acontecer, o Inep, responsável pela prova, terá que reaplicar o exame.

A Defensoria Pública da União já recorreu da determinação.

"Não é adequado realizar um exame nacional destas proporções num contexto de alta transmissão da doença [Covid-19] e em realidades tão assimétricas no país. Todos os estados possuem regiões de alta transmissão", disse Nésio Fernandes de Medeiros Junior, secretário estadual de Saúde do Espírito Santo, no Twitter. Nésio ainda disse que cada estado possui protocolos específicos para realização de atividades escolares. "O Inep [organizador da prova] deveria ter condições de adaptar-se a essas normas. Não sendo possível, o único caminho é adiar o exame. Estamos na véspera de iniciar a vacinação no país", complementou.

*Da redação do Blog do Farias Júnior, com O Povo.