quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Segundo pesquisa, o Brasil foi o pior país no enfrentamento da pandemia.


O Brasil foi classificado como o pior país no enfrentamento da pandemia, de acordo com estudo publicado nesta quinta-feira (28) pelo Lowy Institute de Sydney. A Nova Zelândia ficou em primeiro.

O instituto avaliou quase 100 países em seis critérios, como casos confirmados, mortes e capacidade de detecção. “Coletivamente, esses indicadores indicam quão bem ou mal os países administraram a pandemia”, explica o estudo.

O Brasil registrou nesta quarta-feira (27) 1.240 novas mortes por Covid-19, totalizando 218.000 óbitos pelo vírus desde o início da pandemia. O país é o segundo em número de mortes no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.

“Alguns países administraram a pandemia melhor do que outros, mas a maioria deles se destacou apenas por seu desempenho insatisfatório”, observa o instituto.

Enquanto isso, a Nova Zelândia praticamente erradicou o vírus com fechamentos de fronteira, bloqueios e testes de diagnóstico. Ao todo, o país registrou 2 mil casos de coronavírus e 25 mortes em uma população de cerca de 5 milhões de pessoas.

Vietnã, Taiwan, Tailândia, Chipre, Ruanda, Islândia, Austrália, Letônia e Sri Lanka também tiveram bom desempenho e entraram para o ranking dos 10 principais países na resposta à pandemia. No final da lista estão Brasil, México, Colômbia, Irã e Estados Unidos.

*Da redação do Blog do Farias Júnior, com Revista Fórum.