terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

A partir de julho, Sefaz do Ceará vai receber pagamento de tributos via Pix.


O Ceará deve ser o primeiro estado a receber o pagamento de tributos pelo Pix, novo sistema de transferência bancária lançado em novembro de 2020 pelo Banco Central, segundo informou o Governo do Estado nesta segunda-feira (22).

A iniciativa está em processo de licitação pela Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz), que deve adotar a nova forma de pagamento até julho de 2021.

O projeto terá início com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), mediante implementação de QR Code nos boletos referentes ao tributo gerados pelo site e pelos aplicativos Ceará App e Meu IPVA.

De acordo com o secretário executivo do Tesouro Estadual e Metas Fiscais da Sefaz, Fabrízio Gomes, a pasta tem buscado, cada vez mais, melhorias nos processos e ferramentas que possibilitem qualidade no ambiente de negócios no estado. “Nesse sentido, a Sefaz também larga na frente da maioria dos estados com o projeto-piloto, que deve estar saindo em breve, no qual será possível a arrecadação dos tributos estaduais via Pix”, afirma.

A iniciativa deve proporcionar vantagens para o Estado e contribuinte, segundo a Sefaz. “Teremos agilidade no processo de arrecadação, pois o dinheiro entra mais rápido nos cofres públicos. Para o contribuinte, há outra vantagem: a baixa mais rápida das obrigações tributárias. Por exemplo, o motorista de caminhão que chega ao posto fiscal em um dia de domingo precisa esperar o expediente bancário para ser liberado de alguma obrigação. Com o Pix, tudo será feito em minutos”, disse.

*Da redação do BFJR, com G1.