quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Ceará - 360 mil beneficiários do INSS podem fazer prova de vida pelo celular

Foto: Reprodução de foto do aplicativo

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ampliou a prova de vida, e a comprovação para milhares de cearenses que recebem benefício pode ser feita por um aplicativo, o Meu.gov.br. O prazo que terminaria em 1ª de abril foi prorrogado para 1º de junho.


No Ceará, 1,4 milhão de pessoas que recebem benefício fixo do INSS como Benefício de Prestação Continuada (BPC), aposentadoria, ou algum tipo de auxílio, precisam comprovar anualmente que estão vivos para que o benefício não seja bloqueado. Desses, 360 mil podem fazer a prova de vida pelo aplicativo Meu.gov. São pessoas que já possuem biometria cadastrada. O restante terá de fazer a prova de vida presencialmente.


Conforme o INSS, as 360 mil pessoas que podem fazer a prova de vida pelo aplicativo vão receber SMS, email ou uma notificação no aplicativo Meu INSS indicando a possibilidade. Passado o prazo, quem não tiver feito a comprovação terá o benefício bloqueado e a regularização terá de ser feita presencialmente na agência bancária na qual a pessoa recebe o benefício.


O aplicativo Meu INSS deve ser usado pelo segurado para acompanhar o resultado da prova de vida após realizar o procedimento.


Aplicativo Meu.gov


O aplicativo Meu.gov pode ser baixado nas lojas virtuais (Meu Gov.br na Play Store, Meu Gov.br na App Store). Para realizar a biometria facial, o INSS vai usar a base de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Tribunal Superior Eleitoral. Foram selecionados, portanto, segurados que tenham carteira de motorista ou título de eleitor.


A prova de vida é obrigatória para quem recebe algum tipo de benefício do INSS por meio de conta-corrente, conta poupança ou cartão magnético. No entanto, ela está suspensa devido à pandemia da Covid-19.


Anualmente, os segurados devem comprovar que estão vivos, como forma de dar mais segurança ao próprio cidadão e ao estado brasileiro, evitando fraudes e pagamentos indevidos de benefícios.


*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do G1 CE. Para acessar a matéria original clique aqui.