domingo, 7 de fevereiro de 2021

Ceará - Em janeiro mais de 2,5 mil pessoas foram capturadas pela polícia em todo Estado

Foto: Divulgação / SSPDS

A Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (SSPDS) informou que as polícias Militar e Civil do Ceará capturaram 2.524 adultos e adolescentes em operações ocorridas no último mês de janeiro no Ceará. Na média diária, significa dizer que 81 pessoas foram conduzidas para procedimentos policiais nas delegacias do Estado; seja por meio de cumprimento de mandados de prisão ou em procedimentos de flagrante.

A maior parte das operações ocorreram em Fortaleza, com 960 capturados, seguida da Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14), com 288 capturados, que abrange municípios na região Norte, como Sobral, e pela AIS 19, na região do Cariri, que contabilizou 252 capturas. Na Capital, as AISs 6, 1 e 3 acumularam as maiores quantidades de capturas, com 147, 119 e 116 pessoas detidas e levadas para delegacias, respectivamente.


O último dia de janeiro registrou o maior número de prisões em 24 horas, quando 131 pessoas foram autuadas em flagrante ou tiveram mandados de prisão cumpridos. Segundo a pasta, em sete dos 31 dias de janeiro de 2021, mais de cem pessoas foram presas ou apreendidas no Estado.


Os dados foram obtidos pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública do Estado do Ceará (Supesp/CE), a partir de levantamentos da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS.

O secretário da Segurança, Sandro Caron, ressaltou a relevância das prisões durante reunião realizada na última sexta-feira, 5, com representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil da Capital. Segundo Caron, os números ajudam a levar a sensação de segurança à população. Na pauta da reunião também foi discutido o trabalho conjunto para reforço de operações para intensificar as abordagens e cumprimentos de mandados judiciais contra foragidos da Justiça.

As reuniões mensais ocorrem com o intuito de fortalecer estratégias de combate ao crime e, consequentemente, reduzir os indicadores criminais no Estado. Segundo a SSPDS, as operações policiais irão conduzir novas ofensivas visando à diminuição de crimes violentos contra a vida e contra o patrimônio, intensificando também as abordagens em locais com manchas criminais em territórios da Capital.


*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do O POVO. Para acessar a matéria original clique aqui.