segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Ceará - Funceme prevê possibilidade de chuvas no Estado

Foto: Aurelio Alves

Depois de uma semana com temperaturas elevadas e pouco registro de chuvas, os próximo dias podem significar certo alívio para os cearenses. Condições estáveis mostram possibilidades mais favoráveis de precipitações no Estado. A previsão é da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) divulgada nesta segunda-feira, 8.


Segundo as análises, há possibilidade de acumulados nos próximos dias, mesmo que não tão expressivos. Para hoje, a faixa litorânea - entre os litorais de Fortaleza e Pecém - e o Maciço de Baturité podem apresentar precipitações pontuais e com intensidade fraca ou moderada. Já entre tarde e noite, serão possíveis registros de chuva no Litoral Norte e Ibiapaba.


Já para esta terça-feira, a Funceme aponta possibilidade de chuva em todas as macrorregiões, exceto na Jaguaribana. Até o momento, a previsão para quarta-feira segue para todas as macrorregiões, dessa vez incluindo Jaguaribana, que apresenta condições para chuvas.


Segundo a Funceme, as chuvas ocorrem pela atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que está estacionado no oceano Atlântico, a leste da região Nordeste. Fatores locais, como a brisa terrestre, podem colaborar para registros mais a Norte do Estado.


A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de precipitações nesta época do ano, segue sem mudança no seu posicionamento em relação à última semana.


*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do O POVO. Para acessar a matéria original clique aqui.