quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Ceará negocia compra direta de vacina de laboratórios.


O Governador Camilo Santana (PT) usou suas redes sociais, nesta quarta-feira, 24, para afirmar que desde o ano passado negocia com diversos laboratórios a aquisição direta de doses de vacinas contra a Covid-19.

Em publicação, o gestor alegou que ação é "preventiva", considerando a hipótese do Plano de Imunização Nacional, que já distribuiu cinco lotes de imunizantes ao Ceará, não atender a demanda estadual.

Temos buscado entendimento com o Ministério da Saúde para que as vacinas contra a Covid sejam enviadas o mais rápido possível e em grande quantidade para os estados.

"Temos buscado entendimento com o Ministério da Saúde para que as vacinas contra a Covid sejam enviadas o mais rápido possível e em grande quantidade para os estados (...) Mas informo aos cearenses que, desde o ano passado, temos conversado com diversos laboratórios para a aquisição direta de vacinas, caso o Plano Nacional de Imunização não seja suficiente", pontuou o petista.

De acordo com publicação, o chefe de Executivo estadual  já enviou um ofício para a empresa farmacêutica Pfizer e assinou um "memorando de entendimento com o Instituto Butantan". Além disso, o líder mantém conversas com a Fundação Oswaldo Cruz e tem buscado manter contato com laboratórios chineses.

Em paralelo a essa movimentação, Camilo também busca negociar, por meio do Consórcio Nordeste, a aquisição da vacina Sputnik, produzida por uma empresa russa. "Não vou descansar um minuto até que todos os cearenses estejam imunizados", destacou o gestor.

Um total de cinco lotes de vacinas já foram enviados ao Estado pelo Plano Nacional de Imunização, desde o recebimento do primerio, em janeiro deste ano.

*Da redação do BFJR, com O Povo.