quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Ceará - Para evitar aglomerações este ano o Carnaval será em dias úteis e sem feriado

Foto: JL Rosa

Como medida para evitar aglomerações, festas e viagens no período de carnaval, a segunda e a terça-feira, dias 15 e 16 de fevereiro, serão dias úteis no Ceará em 2021 para órgãos estaduais. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado.


Empresas privadas podem definir se os funcionários terão ou não folga nessas datas.


Em 8 de fevereiro, o governador Camilo Santana havia proibido, por meio de decreto, festas de carnaval no estado.


As medidas ocorreram após um novo aumento nas mortes por Covid-19 no Ceará. Em dezembro e janeiro, os óbitos pela doença tiveram crescimentos seguidos.


No primeiro mês de 2021, foram 393 mortes; em dezembro, 389. Os dados são da Secretaria da Saúde atualizados na manhã desta quarta-feira (10). A confirmação das mortes pela Covid-19 pode levar dias ou semanas, e os dados referentes a janeiro ainda podem crescer.


Funcionamento do comércio

Um acordo feito nesta semana entre os representantes dos sindicatos dos comerciários e lojistas definiu as condições para a abertura do comércio em Fortaleza durante o período correspondente ao carnaval.


Ficou acordado entre os sindicatos que, se porventura o Governo do Estado definir uma nova data para o carnaval de 2021, inclusive com a concessão de ponto facultativo para os servidores, ficará assegurado o fechamento do comércio no período correspondente.

 

*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do G1 CE. Para acessar a matéria original clique aqui.