segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Ceará - Previsão é de chuvas abaixo da média nos próximos meses, revela estudo da Funceme

 Foto: Camila Lima

O Ceará tem maior chance de apresentar chuvas abaixo da média entre os meses de março e maio, conforme estudo divulgado pela Fundação Cearense de Meteorologia a Recursos Hídricos (Funceme) na manhã desta segunda-feira (22).


O prognóstico climático para o trimestre indica as seguintes possibilidades:

50% de probabilidade de chuvas abaixo da média;

40% em torno da média;

10% de chance do volume total ser acima da média histórica.

“Nós atualizamos as condições oceânicas para inicialização do sistema de modelagem numérica da Funceme e combinados com resultados de outros centros de pesquisa. Com isto, chegamos a um resultado para estes cenários prováveis no que diz respeito aos totais de precipitação para o estado do Ceará”, comenta o presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins.


Em janeiro, a Funceme havia divulgado previsão de chuva abaixo da média para o período de fevereiro a março.


Pouca chuva em janeiro e fevereiro

Em janeiro deste ano, o Ceará acumulou 48 milímetros em todo o estado, enquanto a média para o período é de 98 milímetros.


Até esta segunda-feira, as precipitações de fevereiro encontram-se com desvio negativo de 21,5%. A expectativa para os próximos meses são de alerta, já que, no 1º prognóstico, havia uma tendência de acumulados mais expressivos apenas no noroeste do Ceará.


“Basicamente, o que resultou nesse prognóstico foi a situação do oceano Atlântico Tropical Norte, onde persiste um aquecimento desde o início do ano até agora, enquanto o sul vem variando entre frio e aquecido, mas agora está numa situação próximo à normalidade. O cenário para o próximo piorou, pois agora nós temos uma generalização do cenário abaixo da média para o Estado”, finaliza Martins.


*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do G1 CE. Para acessar a matéria original clique aqui.