quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

MEC divulga hoje gabarito das provas do Enem digital.


Nesta quarta-feira (10), o MEC (Ministério da Educação) divulga o gabarito das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) digital. As provas ocorreram nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Uma das questões já foi anulada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pelo desenvolvimento e aplicação da prova. Foi identificado que um a pergunta de matemática já havia aparecido em um exame aplicado em 2009 para pessoas privadas de liberdade.

Os gabaritos oficiais ficam disponíveis na página do Inep. As notas saem no dia 29 de março.

O segundo dia do Enem digital terminou com 71,3% de abstenção dos estudantes. Dos 93.079 inscritos, 66.370 se ausentaram e apenas 26.709 realizaram a prova.

Segundo o presidente do órgão, Alexandre Lopes, é "normal" um índice maior de ausência dos estudantes no segundo dia de aplicação da prova. No primeiro domingo de Enem digital, a abstenção também foi alta, de 68,1%.

O Enem digital será obrigatório a partir de 2026. "É um processo de implantação gradual e substituição das provas de papel, que ficarão na história", afirmou o presidente do Inep.

*Da redação do Blog do Farias Júnior, com UOL.