sábado, 13 de fevereiro de 2021

No Ceará, mais de 13 suspeitos de roubo foram capturados por dia, em janeiro deste ano.


Por dia, no Ceará, mais de 13 adultos ou adolescentes suspeitos de participação em ocorrências de roubo foram capturados em flagrante pelas Forças de Segurança em janeiro de 2021.

É o que aponta a Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) a partir dos registros policiais lavrados nas delegacias de Polícia Civil no primeiro mês deste ano. No último mês, 409 pessoas foram autuadas em flagrante, resultando assim na abertura de inquéritos policiais e atos infracionais análogos ao crime de roubo.

A cada período inferior a duas horas, uma pessoa suspeita de roubo foi retirada das ruas, em média, pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), bem como por outras forças amigas. As capturas aconteceram em todo Estado, com destaque para Fortaleza, que concentra 68% dos casos registrados nos distritos policiais ou nas delegacias especializadas. Ou seja, 278 pessoas flagradas cometendo roubos foram capturadas na Capital. Ressalte-se que o total de prisões e apreensões por roubo não inclui o latrocínio, que é o roubo na forma qualificada com o resultado morte.

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron, atribuiu o balanço positivo aos esforços empregados pelas ofensivas policiais no combate aos Crimes contra o Patrimônio (CVP). “Isso faz parte de toda uma reestruturação realizada no âmbito da estratégia de segurança pública, usando as estatísticas e novas ferramentas como o sistema Status, que permitiram o correto posicionamento das forças de policiamento preventivo e ostensivo, no caso a Polícia Militar, e também permitiram o melhor direcionamento das ações da Polícia Civil, além do uso de inteligência subsidiando as ações das Polícias”, destaca o secretário.

*Da redação do BFJR, com SSPDS.