segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Quadra chuvosa - Funceme registra chuvas em 43 municípios e próximos dias são de cenário favorável

Imagem/Google

Entre as 7 horas do domingo, 14, e as 7 horas desta segunda-feira, 15, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou precipitações em pelo menos 43 do 99 municípios cearenses informados até as 10h30min de hoje. O período é de quadra chuvosa, cenário favorável para ocorrência de precipitações no Estado.


Os três maiores acumulados até então foram em Assaré (40,4 mm), na região do Sertão Central e Inhamuns; em Ubajara (40 mm), na região Ibiapaba; e em Abaiara (30 mm), na região Cariri. Os dados são preliminares e podem ser atualizados no decorrer do dia.


Para hoje, a previsão é de céu variando entre claro e parcialmente nublado sobre todo o seu território. Eventos de chuva são esperados no Sul e Noroeste. Nas demais áreas, precipitações isoladas.


Regiões como os litorais de Fortaleza e Pecém têm expectativas de registros mais leves hoje. No Maciço de Baturité, até o início da tarde pode chover. Já próximo da noite, Litoral Norte, Ibiapaba e Cariri apresentam condições para acumulados mais intensos.


Já para amanhã, 16, a expectativa é de que a maior parte do Estado apresente cenário favorável a eventos de chuva, ou seja, que cada macrorregião tenha registros em mais de 50% de suas áreas. Porém, Noroeste e Sul mantêm expectativa dos principais acumulados. Na quarta-feira, 17, a Funceme indica previsão de chuva isolada no Litoral do Pecém, Litoral de Fortaleza e no Maciço de Baturité. Nas demais regiões, há eventos de precipitações.


*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do O POVO. Para acessar a matéria original clique aqui.