terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Quadra chuvosa - Nas últimas 24 horas apenas quatro municípios cearenses registraram chuvas

Foto: Evilázio Bezerra 

A quadra chuvosa do Ceará, que vai de fevereiro a maio, começou com cenário pouco favorável para precipitações. O Estado registrou chuva em somente quatro municípios entre as 7 horas de segunda-feira, 1º, e o mesmo horário desta terça-feira, 2, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). 


Banabuiú tem o maior acumulado pluviométrico, com 10,4 milímetros, seguido por Quixeramobim (8 mm), Paraipaba (2 mm) e Maracanaú (0,2 mm). Nas 24 horas anteriores, entre o domingo e a segunda, foram registradas chuvas em 10 municípios cearenses, incluindo a Capital. 


A previsão para esta terça-feira, 2, e quarta-feira, 3, é que as áreas localizadas no Noroeste e Sul do Estado seguirão mais favoráveis às precipitações, mas não são esperados acumulados expressivos. Ou seja, a chuva deve ser com intensidade de fraca a moderada, ocorrendo em pontos isolados. Nas demais regiões, há possibilidade de precipitação, porém, com abrangência máxima variando entre 5% e 20%.



Até quarta-feira, 3, os registros no Litoral deverão se concentrar entre madrugada e manhã. Já nas porções mais propícias a terem chuvas – Litoral Norte, Ibiapaba e Sul do Cariri -, os acumulados são esperados entre tarde e noite.


"Para o Litoral, as precipitações deverão ser provocadas pela atuação da brisa terrestre, que é um sistema local caracterizado pelo movimento do ar da terra para o mar, bem como pelo avanço de áreas de instabilidade provenientes do Atlântico. Na porção sul do Ceará, as precipitações podem ser ocasionadas por influência da borda do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN)", explica a Funceme em nota.


Mais de 60 açudes abaixo de 30% do seu volume

Apesar de o Estado ter começado 2021 com o melhor acúmulo hídrico nos últimos sete anos (25,8%) nos 155 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), existem 64 reservatórios abaixo com menos de 30% de volume.  Nesse grupo está o Castanhão, maior reservatório do Estado, que registra 10,48% de sua capacidade. O aporte hídrico estadual atualmente é de 24,7%. Não há nenhum açude com volume acima de 90%.


Os dados são do Portal Hidrológico, ferramenta que monitora o nível dos reservatórios, e foram atualizados às 9h00min desta terça-feira, 2. A resenha da Cogerh, publicada no último dia 27, mostra ainda que 14 açudes estão em volume morto, sendo contabilizados com aporte abaixo de 5% de sua capacidade. Outros seis açudes são considerados secos (Forquilha II, Jatobá, Madeiro, Monsenhor Tabosa, Pirabibu e Salão).


A Funceme já tinha divulgado que o Ceará tem 50% de chances de ter chuvas abaixo da média histórica entre fevereiro e abril. Ontem, o órgão informou ainda que janeiro de 2021 teve a menor quantidade de chuvas em seis anos: 49,4 milímetros, quando a média para o mês é de 98,7 milímetros. O quantitativo representa um desvio de 50% abaixo do normal esperado.


Confira as chuvas nas últimas 24 horas:

(Com dados da Funceme, entre as 7 horas desta segunda-feira, 1º, e as 7 horas desta terça-feira, 2)


Banabuiú (Posto: Banabuiú) : 10,4 mm


Quixeramobim (Posto: Ac. Quixeramobim) : 8,0 mm


Paraipaba (Posto: Paraipaba) : 2,0 mm


Maracanaú (Posto: Parque São Joao) : 0,2 mm


*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do O POVO. Para acessar a matéria original clique aqui.