terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Registro definitivo da vacina da Pfizer é aprovado pela Anvisa

(Foto: AFP)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta terça-feira, 23, o pedido de registro definitivo da vacina contra a Covid-19 produzida pela Pfizer e pela Biontech. Esta é a primeira autorização dessa natureza para um imunizante contra o coronavírus no Brasil e em toda a América Latina. 


Com a autorização, a farmacêutica poderá comercializar doses para aplicação em massa em toda a população brasileira. Por enquanto, porém, o laboratório ainda não assinou contrato de venda com o Ministério da Saúde.


Em janeiro, a Anvisa havia aprovado apenas o uso emergencial das vacinas CoronaVac e Oxford/Fiocruz/AstraZeneca. Até o momento, a Sinovac e a AstraZeneca não entraram com pedido de registro para uso definitivo de seus imunizantes.


"Como Diretor-Presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, informo com grande satisfação que, após um período de análise de dezessete dias, a Gerência Geral de Medicamentos, da Segunda Diretoria, concedeu o primeiro registro de vacina contra a covid-19, para uso amplo, nas Américas", disse o presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, em reunião colegiada nesta terça-feira.


"O imunizante do Laboratório Pfizer/Biontech teve sua segurança, qualidade e eficácia, aferidas e atestadas pela equipe técnica de servidores da Anvisa que prossegue no seu trabalho de proteger a saúde do cidadão brasileiro", completou.


*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do O POVO. Para acessar a matéria original clique aqui.