quarta-feira, 24 de março de 2021

No Ceará - 116 municípios registram chuvas

Foto: NeyCar/Arquivo Pessoal

Mais de uma centena de cidades cearenses receberam chuvas no intervalo de 7h desta terça-feira (23) até 7h desta quarta-feira (24). Foram registradas precipitações em, pelo menos, 116 municípios, segundo boletim da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).


Com as precipitações, as temperaturas mínimas em algumas cidades ficaram mais amenas. A temperatura mínima em Barbalha ficou em média 19,6°C nesta terça-feira, segundo monitoramento do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Morada Nova (20°C), Tauá (20,3°C) e Tianguá (20,5°C) também registraram quedas. Em Fortaleza, a mínima neste intervalo de 24 horas foi de 23,3°C.


Chuvas no Estado

As chuvas mais fortes aconteceram em Crateús, cidade localizada no Sertão dos Inhamuns. Lá, foram registrados 93 milímetros. Choveu em quase todas as cidades das Regiões do Cariri, Litoral Leste e Oeste como também parte do Vale do Jaguaribe. Regiões da Ibiapaba, Sertão Central e Inhamuns também receberam precipitações em quase todas as cidades.


Na Região Metropolitana as chuvas mais fortes foram registradas em Itaitinga (56,3 mm), Caucaia (53,6 mm), Horizonte (40 mm) e Pacatuba (26 mm). Em Fortaleza maior chuva ocorreu no Posto da Messejana com 21,2 milímetros.


Previsão para os próximos dias

De acordo com a Funceme, o cenário favorável para as chuvas se dá pela aproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) em relação aos últimos dias. A ZCIT é o principal sistema indutor de chuva no norte do nordeste, no período de fevereiro a maio.


A ZCIT são nuvens que circunda a faixa equatorial do globo terrestre, formada principalmente pela confluência dos ventos alísios do Hemisfério Norte com os ventos alísios do Hemisfério Sul.


Quarta-feira (24):

Nebulosidade variável com eventos de chuva em todas as regiões.


Quinta-feira (25):

Nebulosidade variável com eventos de chuva em todas as regiões.


Sexta-feira (26):

Nebulosidade variável com eventos de chuva em todas as regiões.


*Da redação do BFJR, com G1 CE.