sábado, 27 de março de 2021

Após duas semanas de isolamento social rígido, Ceará começa a apresentar estabilidade no número de pacientes internados com Covid-19

Foto: Divulgação/Governo do Ceará

Após duas semanas de isolamento social rígido no Ceará e três em Fortaleza, o estado começa a apresentar uma tendência de estabilização no número de pacientes atendidos nas emergências e unidades de terapia intensiva (UTIs), segundo informações do secretário da Saúde, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), divulgadas na noite desta sexta-feira (26) durante transmissão ao vivo nas redes sociais.


"A partir de quando começamos o isolamento, tivemos uma certa estabilidade. São poucos dias ainda, mas os números já mostram que há sim uma tendência de estabilização na quantidade de pacientes com Covid-19 demandando as emergências e UPAs. Apesar da tendência de platô, ainda não vemos um decréscimo, visto que ainda se mantém um número muito elevado de pessoas internadas", esclareceu o secretário.


A taxa de ocupação nas UTIs do Ceará está em 93,27%, enquanto os leitos de enfermarias apresentam taxa de ocupação de 80,48%, até a noite desta sexta-feira (26).


Diante do cenário ainda indefinido no que diz respeito às internações no sistema de saúde, o governador Camilo Santana prorrogou por mais uma semana o decreto de isolamento social rígido no Ceará, indo até o domingo de Páscoa, dia 4 de abril. O chefe do executivo, contudo, afirmou que se a tendência de estabilidade se mantiver, a partir do dia 5 de abril poderá ser discutida a possibilidade da retomada gradual das atividades não essenciais.


Cenário da pandemia em 2021

Nas dez primeiras semanas epidemiológicas do ano de 2021 - período que vai de 3 de janeiro a 13 de março - o Ceará registrou um aumento de 208,1% na média semanal de casos de Covid-19. Os dias 22/02, 01/03 e 08/03 registraram os maiores números de casos da doença, 3.428, 5.116 e 4.275, respectivamente. Os dados são do boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde (Sesa) divulgados nesta sexta-feira (26).


Em relação aos óbitos, houve um incremento de 381,3% entre a primeira e a décima semana epidemiológica no estado. Os meses de janeiro, fevereiro e março registraram médias diárias de 17,6, 34,4 e 64,7 óbitos, respectivamente. O dia 7 de março registrou o maior número de ocorrências do período, com 85 (3,0%) óbitos.


Desde o início da pandemia, o estado registrou 516.556 casos de Covid-19 e 13.313 morreram em decorrência da doença, de acordo com a plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde (Sesa). Mais de 363 mil se recuperaram da enfermidade.

 

*Da redação do BFJR, com G1 CE.