sábado, 13 de março de 2021

Bolsonaro e Lula empatam na 1ª pesquisa após decisão de Fachin.


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) empata com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em cenários de primeiro e de segundo turnos, em 2022, aponta pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta sexta-feira, 12.

O capitão da reserva totaliza 27% das intenções de voto, ao passo que Lula soma 25%. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais. A pesquisa foi publicada pelo site do Valor Econômico.

É o primeiro levantamento desde que o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu pela incompetência da 13ª Vara Federal de Curitiba para julgar o petista, restabelecendo com isso seus direitos políticos. Se não prescrever, o processo recomeçará da estaca zero na Justiça Federal de Brasília.

O fato de Lula ter se tornado elegível para 2022 fez com que ele fosse o potencial candidato que mais subiu na pesquisa de intenção de voto no último mês. Passou de 17% para 25%, na estimulada (quando os nomes são colocados para os entrevistados) e de 5% para 17% na versão espontânea (quando os entrevistados não têm acesso aos nomes).

*Da redação do BFJR,  com O Povo +.