terça-feira, 16 de março de 2021

Capital cearense e outros 45 municípios registram chuva nesta terça-feira

 Foto: Ticianna Nunes e Wellington Arruda/Arquivo Pessoal

A terça-feira (16) começou com chuva em Fortaleza e em pelo menos outros 45 municípios cearenses. No momento, a capital registrou 12 milímetros no posto pluviométrico do Bairro Água Fria. Na Região Metropolitana, choveu também em Caucaia (36 milímetros), Pindoretama (30 milímetros), Beberibe (20 milímetros) e Paracuru (12 milímetros).


As chuvas se distribuíram também nas regiões do Vale do Jaguaribe, Ibiapaba e Sertão dos Inhamuns. Choveu em Ocara (34 milímetros), Ipueiras (28,3 milímetros) e Independência (25 milímetros).


De acordo Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) as atuais condições se dão, por exemplo, pela distância da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) do Estado. O principal sistema meteorológico indutor de chuva sobre o norte do Nordeste brasileiro neste período do ano deverá permanecer afastado – em torno da Linha do Equador – durante a semana.


As precipitações que poderão ocorrer estão associadas à disponibilidade de umidade e calor na atmosfera, formando áreas de instabilidade.


A previsão para esta terça e quarta-feira (17), todas as regiões deverão ficar sob previsão de céu variando entre claro e parcialmente nublado. Existe uma tendência de precipitações mais abrangentes nas regiões localizadas nas regiões da Ibiapaba e Litoral Oeste e também em áreas do sul do Estado, como na Região do Cariri.


Nos próximos dias, as chuvas esperadas para o Norte do Ceará deverão ocorrer, principalmente, no período da madrugada e início da manhã. Nas demais áreas, no decorrer do dia.


*Da redação do BFJR, com G1 CE.