terça-feira, 30 de março de 2021

Ceará vai receber carga de 'kits intubação' para tratamento de pacientes com Covid-19

Foto: Divulgação/SES

Uma carga de "kits intubação" com ampolas com medicação para o tratamento de pacientes acometidos pela Covid-19 chega a Fortaleza na tarde desta terça-feira (30). Os insumos vão ser trazidos de Campinas, interior de São Paulo, em um voo da Azul Linhas Aéreas, previsto para aterrissar às 13h25. Os medicamentos são enviados pelo Ministério da Saúde e também serão distribuídos para outros estados do Brasil. Não foi informado, entretanto, quanto dos 2,8 milhões de remédios deve ficar no Ceará.


Prefeituras municipais e hospitais privados do Ceará têm alertado sobre o baixo estoque dos medicamentos para pacientes graves no momento em que o estado enfrenta a segunda onda da doença.


A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) afirma que se planejou com antecedência para manter os insumos em seus estoques, garantindo o abastecimento da rede hospitalar estadual durante uma segunda onda de agravamento da pandemia.


"Confirmamos que estamos centralizando a compra dos medicamentos do ‘kit intubação’ para os municípios cearenses e contamos com a colaboração dos distribuidores farmacêuticos”, disse o secretário da Saúde, Dr. Cabeto.


Na sexta-feira (26), a pasta informou que vai fazer um empréstimo emergencial de medicamentos do 'kit intubação' a alguns dos hospitais particulares de Fortaleza. Os medicamentos em questão são principalmente bloqueadores neuromusculares que auxiliam no processo de intubação.


"Agora, estamos sendo demandados pelos grandes hospitais particulares de Fortaleza. É uma situação atípica, onde avaliamos que podemos oferecer esse apoio, mas de forma limitada, pois a rede pública atende a quase 90% da população cearense", esclareceu o secretário.

 

*Da redação do BFJR, com G1.