sexta-feira, 12 de março de 2021

COLUNA DA HISTORIADORA FÁTIMA ALVES - O nosso jovem David Junior no cenário cotidiano da História!

O nosso jovem David Junior no cenário cotidiano da História!

80 anos do colégio Padre Viana fazendo parte de sua história!

Hoje na nossa Coluna Histórias do Cotidiano teço homenagem ao Jovem David Junior. No texto ele retrata o colégio Padre Viana com muito carinho, aproveito assim para unir o contexto histórico de um jovem que tem uma trajetória de vida linda, bem como aluno de um dos mais renomados colégios da cidade. Costumo dizer que as histórias elas não são isoladas, aproveito assim para unir duas forças: a de um jovem que protagoniza sua história e relata a importância do colégio em sua vida. Colégio que há 80 educa, traz vida, gera profissões, como assim o fez com David Junior e este se orgulha em citar o colégio como referência em sua trajetória. 

São histórias lindas e complementares. Fiquei fascinada pela trajetória de vida de David Junior, esse jovem que vi crescer e que enriquece nosso cotidiano cultural e educacional. Fiquei emocionada, de fato quis fazer uma surpresa a ambos. Poderia ser muitos alunos aqui a serem citados, mas Davi Junior representa muito bem essa história do Colégio Padre Viana, é um exemplo de profissionalismo e de pessoa. Obrigada a Napoleão por conceder o espaço e David Junior por fazer parte da nossa história cotidiana!

 Francisco David dos Santos Junior é o terceiro filho do casal Francisco David dos Santos (in memorian), policial, e Maria Núbia Marcelino da Rocha, do lar. Casado com Erika Virgínia, Pai de Cecília, Psicólogo, Professor de Filosofia, e atual Secretário de Cultura, Turismo e Eventos de Brejo Santo. 

    Seus avós paternos eram o casal Joaquim David dos Santos, comerciante, e Terezinha de Jesus dos Santos (Dona Teresinha de Joaquim David), do lar. Seus avós maternos eram o casal Antônio Marcelino Costa (Antônio Mestrim), comerciante, e Ana Rocha Marcelino (Dona Anita de Mestrim), do lar. 

    O menino David cresceu brincando entre as ruas da Taboqueira,  Balbina Viana Arraes (onde morou desde a infância), a rua Francisco Basílio (onde residiam seus avós paternos) e a rua Napoleão de Araújo Lima (onde morava Dona Anita de Mestrim, sua avó materna). 

    Os estudos foram iniciados na Creche ABASPI, da Diretora Elaneide Menezes, localizada no “beco sem saída”, sendo suas primeiras professoras Corrinha Oliveira e Emanuela. Estudou também na Escola Quero Aprender, onde foi alfabetizado, e lembra da Professora Joelma. Na Escola Casinha da Criança, das Diretoras Shirley, Vanusa e Leda, fez bons amigos e guarda boas lembranças das Professoras Luciana Alves (sua cunhada), Corrinha Macêdo, Leda, Divone, Ana, e não esquece dos “salgados deliciosos de Dona Carmosa, vendidos no pátio da escola”. 

     David Junior tinha 10 anos de idade quando teve seu pai assassinado. As cenas da indescritível dor lhe emocionam ao serem rememoradas, pois a infância não lhe permitiu compreender as crueldades que a vida adulta é capaz de praticar. Sigamos. 

    O Ensino Fundamental 2 foi cursado na Escola Sabina Gomes de Sousa, da Diretora Dona Bernadete Cavalcante – a quem David Junior guarda respeito e gratidão - que concedeu bolsa de estudo ao menino que desde cedo era companhia do Padre Dermival, e iniciante na Banda de Música da cidade. Ele considera que o Sabina foi o grande despertar cultural e educacional da sua vida - “foi lá onde fui sensibilizado para a valorização das manifestações populares da região. A Cultura era muito presente nas atividades pedagógicas do Sabina e eu participava sempre”, conta. E lembra com carinho das apresentações teatrais “Baile do Menino Deus” e  “Bandeira de São João” nos quais foi brincante, as festas juninas, os saraus, as aulas de canto-coral com a Professora Pretinha Alves, entre outras atividades culturais que a escola desenvolvia. “O Sabina foi onde construí muitas coisas boas para a minha vida, onde conheci pessoas especiais e professores inesquecíveis”, lembra. 

    A formação no Ensino Médio e a preparação para a universidade foi no Colégio Padre Viana, do Diretor Napoleão Teles – por quem David Junior mantém muita gratidão, admiração e respeito - que concedeu bolsa de estudo para que ele concluísse sua preparação pré-universitária, e após esse período abriu as portas do Colégio para que a vida profissional dele tivesse início. “Sou muito grato ao Colégio Padre Viana, e em especial ao Diretor Napoleão por todas as oportunidades que me deu. Foi lá onde pude me preparar para a faculdade, foi lá onde abriram as portas para o meu primeiro emprego, onde comecei a conquistar os meus primeiros sonhos. Foi lá onde tive a oportunidade de estudar e trabalhar, e muito me honra fazer parte dessa instituição que há 80 anos se dedica a Educação do povo de Brejo Santo”, pontua.
 Aos 8 anos de idade David Junior iniciou seus estudos na Banda de Música Olívio Lopes Angelim, sendo aluno do Maestro Agnete Leite, de quem fala com muito respeito, pois para ele, além de um amigo da família, Agnete foi muito importante na sua formação moral e um grande incentivador. “Como eu era criança, Agnete ia me buscar em casa para particpar das apresentações da Banda, e ele tinha muito cuidado, mas de vez em quando um ‘puxão de orelha’ que é a forma mais didática que ele tem para nos dizer ‘que é assim que a banda toca’, hoje ele já melhorou muito, está mais brando”, sorri. David Junior ainda faz parte da Banda de Música, e toca percussão. 
Aos 10 anos de idade David Junior participou de cursos de formação artística promovidos pelo PROARES e Secretaria de Cultura do município, entre eles Flauta Doce, Percussão, Canto-Coral e Confecção de Instrumentos de Cabaça. 

    Durante 14 anos foi coroinha da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, convivendo diariamente com o Monsenhor Dermival de Anchieta Gondim, de quem fala com muito carinho: “o Monsenhor Dermival sempre foi um exemplo para mim, ele sempre nos passava seriedade nos trabalhos da igreja, exigia respeito com os objetos sacros, e nos ensinava com palavras e atitudes, foi um período muito especial da minha vida, o Monsenhor sempre me deu bons conselhos e eu sou muito grato por isso”. 

    Desde 2013 David Junior é um dos “puxadores” da banda do Bloco O Cabeção, tradicional bloco carnavalesco do município, ele e Ruy Eudes acompanhados de outros músicos são responsáveis por animarem os foliões através das músicas do bloco e de clássicos do carnaval. 

    Aos 17 anos, David Junior ingressou no Curso de Psicologia da UniLeão – Centro Universitário Dr. Leão Sampaio, em Juazeiro do Norte, para onde ia e de onde vinha, todas as noites, dividido entre as responsabilidades de estudar e trabalhar.  

    Aos 17 anos, quando aprovado no vestibular, foi convidado pelo Diretor do Colégio Padre Viana, Napoleão Teles, para compor o quadro de funcionários da referida instituição. 

    A atuação no Colégio Padre Viana foi iniciada na função de inspetor de alunos, e passou por auxiliar da Coordenação do Ensino Médio, Professor de Música, Professor de Atualidades, Professor de Filosofia, Orientador Educacional. 

    Aos 20 anos de idade exerceu a Coordenação Pedagógica do Ensino Fundamental II do Colégio Padre Viana, durante quatro anos, e Psicólogo Educacional/Escolar. Atualmente David Junior é Professor de Filosofia na mesma instituição e Professor Coordenador da Área de Ciências Humanas. 

    Durante a adolescência e a vida universitária David participou de movimentos estudantis e do Centro Acadêmico da Faculdade, sendo o Secretário de Cultura e Comunicação da Chapa “Ato Plural”, na UniLeão, eleita por unanimidade.  

    Em 2013, foi um dos articuladores na mobilização das manifestações populares “VEM PRA RUA” em Brejo Santo, evento que reuniu centenas de pessoas em passeata no município, e uniu reividincações que também eram feitas em todo o Brasil. 
    Em 2014 David Junior, foi um dos articuladores da campanha jovem do Deputado Estadual Welington Landim, participando ativamente do movimento “Bigode Grosso”, na região do Cariri Oriental. 

    Em 2016 participou da articulação de movimentos estudantis e com Professores em Brejo Santo e em Juazeiro do Norte contra o “Golpe” – o Impeachment da Presidenta Dilma Rousseff. 

    Em dezembro de 2016, formou-se em Psicologia no Centro Universitário Dr. Leão Sampaio, em Juazeiro do Norte. 

    Em 2017, a convite da Prefeita Dra. Teresa Landim, David Junior assumiu o cargo de Secretário Executivo de Cultura, Turismo e Eventos de Brejo Santo, ao lado do Secretário Miran Basílio, com quem ele diz ter aprendido o zelo e a responsabilidade com a gestão pública. 

    Em 2019, concluiu Especialização em Psicologia Aplicada à Educação, na URCA - Universidade Regional do Cariri. 

     Em 2020, assumiu interinamente a Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos do município, ano que marcou os 130 Anos de Emancipação Política de Brejo Santo e a inauguração do Museu Municipal Historiadora Marineusa Santana e da primeira etapa do Santuário de São Francisco de Assis, no bairro Alto da Bela Vista.

    Em 2021, a convite da Prefeita Gislaine Landim e do Deputado Guilherme Landim, David Junior assumiu o cargo de Secretário de Cultura, Turismo e Eventos de Brejo Santo. 


    David Junior é um jovem com dinamismo, inovador e comprometido com o que se propõe a fazer. Desde a infância se dedica ao trabalho. Na nova gestão da Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos do município tem iniciado um momento de construção coletiva, de diálogos e portas abertas para as pessoas que fazem a Cultura. 
    Em sua trajetória segue a máxima que o “trabalho dignifica o homem”, e finaliza com o trecho da canção “Como Nossos Pais” de Belchior: “Viver é melhor que sonhar...”