sexta-feira, 5 de março de 2021

COLUNA DA HISTORIADORA FÁTIMA ALVES - Francisco Adriano Evangelista Ferreira.


Francisco Adriano Evangelista Ferreira.

Foto: Kennedy Saldanha
Foto: Kennedy Saldanha

Adriano Evangelista 

Com muito orgulho e satisfação trago mais um jovem que preenche a nossa história cotidiana e que faz parte da nossa cidade. Homenagear Adriano Evangelista é motivo de honra e gratidão. Ao ver sua trajetória de vida fiquei emocionada, uma linda vivência. E nada é por acaso, Deus nos conduz as pessoas certas e no momento certo. Logo mais dia 15, Adriano estará aniversariando, e nada mais propicio que expressar aqui a nossa gratidão por ele fazer parte da nossa história, por enriquecer com sua elegância, sua grandeza, sua personalidade, por seu profissionalismo a nossa História Cotidiana. Obrigada e Parabéns! 

Adriano Evangelista nasceu em 15 de março de 1978, por voltas das 17h, num dia de quarta-feira, em Juazeiro do Norte-CE. Ele sempre estudou em escolas públicas, algo que muito o orgulha. Ele Lembra fielmente da sua primeira professora (Dona Eurides), mulher de garra, voz forte, com uma maestria incrível. A cartilha do ABC da época não era o celular, mas, uma palmatória (instrumento para utilização da verificação de aprendizagem). 

Filho de José Adail Ferreira da Silva (Policial de Mulungu-CE) e Francisca Evangelista Ferreira (Doméstica de Mauriti-CE) IN MEMORIUM. Os pais de Adriano moraram em Brejo Santo na década de 70, na Rua Santa Terezinha, bairro São Francisco, onde Adriano reside hoje. O casal gerou 05 filhos: Francisco nasceu em Mauriti, Ailton em Brejo Santo e, Adriano, Adelmo e Wagner em Juazeiro do Norte.

Trabalhou por vários anos no comércio de Juazeiro do Norte. Participou de atividades pastorais na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, bairro João Cabral, onde realizou diversas ações sociais e projetos culturais, como eventos com grandes artistas renomados: Ziza Fernandes, que inclusive na época estava pregando retiro em Brejo Santo, no auge da Renovação Carismática Católica, por volta dos anos 2000, Walmir Alencar (Vida Reluz) e com o cantor popular Zé Vicente, através de um projeto elaborado por ele, denominado de Show da Paz. Fez experiência vocacional no Seminário Diocesano São José, em Crato, no ano de 2004. Realizou trabalho de catequese na mesma Comunidade por muitos anos, como também na Pastoral da Juventude e Renovação Carismática Católica. 

Em 2008 conclui a primeira graduação em Letras, pela Universidade Vale do Acaraú, concomitantemente inicia a Especialização em Literatura Africana e Brasileira de Língua Portuguesa, pela Universidade Regional do Cariri e em 2015 conclui a segunda graduação em Artes, pela Faculdade da Grande Fortaleza. Tendo ainda concluído a segunda Especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social, pela Universidade Federal do Ceará, no ano de 2017.

Em 2012 recebeu uma ligação telefônica informando do falecimento de sua ex-noiva, Leomar Silva Lima, que estava em missão no estado de São Paulo, realizando trabalhos pastorais na Comunidade Toca de Assis. Fato que o deixou muito triste.
Foi convocado para trabalhar em Barbalha após realização de concurso público, exercendo a função de educador social, atuando no Centro de Referência Especializado da Assistência Social, posteriormente foi nomeado para exercer cargo na Secretaria de Administração, na sede da Prefeitura daquele município. 

Foi professor na Escola Senador Martiniano de Alencar em Barbalha, como também no Colégio O Desafio e na EEEP Raimundo Saraiva Coelho, em Juazeiro do Norte. 

Em 2014 participou da Produção Artística do DVD de Ana Paula Nogueira, em Granito-PE.  

Em 2015 foi convocado pela Prefeitura de Brejo Santo para assumir cargo de Professor, após aprovação em concurso público. Lecionou na Escola Nobilino Alves de Araújo, Lagoa do Mato II, zona rural da cidade, pelo período de um ano e meio, percorrendo trajeto diário com moto, de Juazeiro do Norte a Brejo Santo, num tempo de 18 meses.

Em 2016, Adriano participa do “Seminário de Formação e Processo de Seleção de Jurados de Concursos de Quadrilhas Juninas, na União Junina do Ceará, SESC e Ceará Junino, compondo a equipe de várias cidades para julgamento profissional de Grupos Juninos, inclusive, foi Presidente de Mesa no Festival Ceará Junino, do mesmo ano, em Santana do Cariri.  

Em 2017, fixou residência em Brejo Santo, após convite da Secretária de Educação, Ana Jacqueline Braga Mendes, para compor a equipe de Assessoria Pedagógica, na Área de Linguagens, permanecendo no cargo de Formador de Professores entre os anos de 2017 a 2020, coordenando a Olimpíada de Língua Portuguesa no município, em 2019, a qual a cidade é vitoriosa com duas medalhas inéditas na Categoria Memórias Literárias: prata e bronze, através do texto “Acende a fogueira do meu coração”, produzido pela aluna Maria Emanuely dos Santos Andrade, acompanhada pela Professora Cícera Mônica, da Escola de  Ensino Fundamental Maria Benvinda Quental Lucena, na Vila Esperança, zona rural de Brejo Santo.

Em 2018, foi aprovado em seleção para assumir cargo de Tutor Presencial, do Curso de Letras-Português, da UFC, no Campus Brejo Santo, onde funciona o Centro Vocacional Tecnológico (CVT). 

Em maio de 2019 fez sua primeira viagem internacional em Buenos Aires e Chile, com o amigo Edinaldo Oliveira. Ele conta sobre as muitas aventuras, a importância do intercâmbio cultural e vivências que levará por toda sua vida. 

Em 2020, conclui Curso de Formação de Contadores de Histórias da Escola de Narradores Cariri, em Crato, produzindo uma história sobre a Caldeira do Inferno, em comemoração aos 60 anos de sua fundação. 

Em 2021, assumiu nova função de Coordenador de Ações e Projetos Culturais, na Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos, em Brejo Santo-CE, através de convite feito pela Prefeita Gislaine Landim. Ele é grato pela acolhida, amigos e relações profissionais e afetivas construídas na cidade.

Atualmente, Adriano é Formador Regional do Programa MAIS PAIC, na CREDE 20, Brejo Santo. Aluno do Curso de Formação de Agentes Culturais, da Fundação Demócrito Rocha e autor do livro: “As aventuras de Quarentino”, ilustrado pelo grande artista Álisson Pereira Flor, publicado pela CeNE Editora, em 2020.
              
"Tenho tanto a aprender, que minha busca já é
           muito para o que eu era".  Adriano Evangelista