segunda-feira, 22 de março de 2021

Juazeiro do Norte - Ex-prefeito, Raimundo Macedo, é condenado à prisão por desvio de verba escolar durante a sua gestão.


O ex-prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo, o Raimundão, foi condenado à prisão por desvio de verbas da merenda escolar e lavagem de dinheiro, em ação penal movida pelo Ministério Público Federal (MPF). Outras quatro pessoas também foram condenadas por envolvimento no esquema, dentre elas o filho do ex-gestor, Mauro Macedo. O desfalque resultante da atividade ilícita é superior a R$ 527 mil.

De acordo com a sentença, Raimundo Macedo deve cumprir pena de 11 anos e 5 meses em regime inicialmente fechado. A Justiça condenou o ex-prefeito pelos crimes de responsabilidade e de lavagem de dinheiro, atribuindo também ao réu o pagamento de multa de 98 salários mínimos, tendo como referência o valor pago em 2013.

Mauro Macedo, por sua vez, foi condenado a 13 anos e 5 meses de prisão e ao pagamento de 243 salários mínimos como multa. Os demais condenados, Heghbertho Gomes Costa, Jarbas Landim Cruz e Cícero Hélio Inácio de Sales, que participaram ativamente do esquema ilícito, receberam penas que variam de 7 a 13 anos de prisão, além de pagamento de multa.

*Da redação do BFJ, com O Povo.