sábado, 20 de março de 2021

Liberação de leitos de UTI por MS não representa novos leitos no HGBSWL


Blog do Farias Júnior: HGBS Dep. Welington Landim volta a ter 100% de  lotação em UTI COVID-19.

O Ministério da Saúde liberou recursos para leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em todo o Brasil, sendo 527 leitos em 15 municípios do Ceará. As UTIs têm caráter excepcional e temporário, durante a pandemia de Covid-19.

Em Brejo Santo, o HGBSWL emitiu uma nota onde explica todo o histórico e esclarece que, na prática, as novas portarias do ministério da saúde, apenas restauram o credenciamento dos 07 leitos já existentes e credencia 03 novos. É importante ressaltar que o hospital nunca parou de receber pacientes, nem mesmo durante o período em que o governo federal manteve os credenciamentos suspensos. 

Leia a nota de esclarecimento.

O Hospital Geral tinha 8 leitos de UTI geral credenciados antes da pandemia. Foram credenciados 7 leitos a mais, a pedido da Secretaria de Saúde do Estado, para atender exclusivamente Covid em uma nova UTI.

Antes de começar  a nova terrível segunda onda o HGBS já tinha ampliado mais  três leitos e solicitado o credenciamento destes. Logo, desde janeiro estamos trabalhando  com dez leitos mesmo só tendo sete credenciados. Agora os três leitos que não estavam sendo custeados, foram incluídos e passaremos a receber pela assistência nesses três leitos, a partir de agora. Isso ocorreu em vários hospitais do Brasil que se dispuseram a enfrentar essa terrível virose.

Nas últimas semanas os 10 leitos se tornaram insuficientes e estamos com até 15 pacientes diariamente, requerendo cuidados intensivos e sem conseguirmos leitos de terapia intensiva.

Se espera ansiosamente que novos leitos sejam entregues e há um apelo imenso para qualquer hospital que queira ajudar nesse momento.

Lembrando que não é só o leito, mas médicos, enfermeiros, Fisioterapeutas, técnicos de enfermagem, psicólogo, médicos especialistas, assistente social, laboratório 24 horas, tomógrafo, raio  x, ultrassom, hemodiálise, etc.

Além disso, tem que ter insumos adequados de proteção, respiradores, elmos, máscaras de ventilação, cateteres, monitores, desfibriladores, medicamentos, enfim, tudo que precisa para tratar pacientes graves.

*Da redação do BFJR com dados do HGBSWL.