segunda-feira, 15 de março de 2021

Polícia Civil autua funcionário de empresa suspeita de adulterar oxigênio hospitalar e distribuir para municípios cearenses

Uma investigação conduzida pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) resultou na localização de um galpão onde havia indícios de adulteração de oxigênio hospitalar, na Região Norte do Ceará. De acordo com as investigações da Delegacia Regional de Tianguá, a empresa era responsável pela distribuição dos cilindros para unidades de saúde na Serra da Ibiapaba, além de outras cidades cearenses e até para outros estados nordestinos, como Maranhão e Piauí. O flagrante foi realizado neste sábado (13), no município que integra a Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Estado.


Os policiais civis chegaram ao galpão onde havia indícios de que o oxigênio era armazenado de forma irregular, na localidade de Antão, Tianguá (CE). Um fato que chamou atenção dos investigadores foi a aparência da propriedade que não apresentava nenhuma estrutura, tampouco permissão para a realização dos procedimentos. Foram encontrados diversos equipamentos e ferramentas possivelmente usadas na ação.


“O rótulo com o nome dessa mesma empresa foi encontrado aqui nesse galpão em Tianguá. Eles mesmos pegavam os cilindros de oxigênio, colocavam o lacre, e usando um soprador térmico, lacravam o produto. Foram encontradas ferramentas e equipamentos que podem ter sido utilizados para retirar o oxigênio de um cilindro e colocar em outro, procedimento que eles não poderiam fazer, porque se trata de um processo feito em indústrias”, destacou o delegado Regional de Tianguá, Miguel Sales.


O funcionário do local, Francisco Souza Teles, 26 anos, foi preso em flagrante. Ele foi encaminhado à Delegacia Regional de Tianguá da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), onde foi autuado em flagrante por falsificar, corromper, adulterar ou alterar produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais. A pena é de reclusão de 10 a 15 anos e multa. Na empresa, a Polícia Civil se absteve de apreender os cilindros e caminhões, no intuito de evitar problemas no repasse do oxigênio regularizado que é adquirido diretamente com uma empresa na Paraíba. No entanto, as investigações seguem em andamento.



Denúncia

A população pode contribuir com o trabalho das forças de segurança, repassando informações que ajudem nas investigações. As denúncias podem ser feitas pelo número (88) 3671-9328, da Delegacia Regional de Tianguá. O sigilo e o anonimato são garantidos.


*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados da Secretaria de Segurança Pública e defesa Social.