segunda-feira, 22 de março de 2021

Ceará - Mais de 90 municípios registraram chuvas e tendência é de precipitações durante a semana

Foto: Rogério Sousa/Arquivo Pessoal

O Ceará registrou chuvas em mais de 90 municípios, segundo dados parciais da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).


No intervalo entre 7h de domingo (21) e 7h desta segunda-feira (22), informações preliminares indicam que as precipitações chegaram a todas as macrorregiões, em conformidade com a previsão do tempo anunciada no início da semana.


No período de 24 horas observado, os acumulados foram menos expressivos em relação aos dois primeiros dias da semana. Os maiores informados até agora são:


Tarrafas (Posto: Tarrafas) : 90.0 mm

Cariús (Posto: Sao Sebastiao) : 70.0 mm

Cedro (Posto: Cedro) : 63.3 mm

Jardim (Posto: Sitio Bonsucesso) : 50.0 mm

Porteiras (Posto: Sitio Saco) : 48.0 mm


Chuvas no litoral, Maciço, Ibiapaba e sul do Ceará

O Ceará seguirá com condições favoráveis à ocorrência de chuva em todas as macrorregiões nos próximos dias. Porém, de acordo com a Funceme, a faixa litorânea, o Maciço de Baturité, Ibiapaba, Cariri e sul do Sertão Central e Inhamuns seguirão concentrando os principais acumulados.


Para este início de semana, o cenário favorável se dá pela aproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) em relação aos últimos dias até quarta-feira (24), a princípio.


Para esta segunda, a chuva prevista para faixa litorânea, no Maciço de Baturité e na Ibiapaba poderão ocorrer ao longo do dia, mas concentrada até o início da tarde. No sul do Estado, há indicativo de precipitações à noite. Nas demais porções do Ceará, são esperados acumulados isolados e sem expressividade, por enquanto.


Já na terça (23), a expectativa é semelhante à indicada para hoje, isto é, predomínio de nebulosidade variável em todas as macrorregiões com eventos de chuva na faixa litorânea, no Maciço de Baturité, na Ibiapaba e no Cariri. Nas demais, chuva isolada.

 

*Da redação do BFJR, com G1 CE.