quinta-feira, 18 de março de 2021

Vacina para pessoas acima de 60 anos? Não basta ler. É preciso compreender!

COVID-19 - Principais Perguntas & Respostas sobre Vacina Pfizer e BioNTech  | Pfizer Brasil

*Por Farias Júnior

Alfabetização é o processo de ensino-aprendizagem das letras, ou seja, da leitura e da escrita dos códigos que compõem o alfabeto e sua junção em sílabas e palavras. O letramento, por sua vez, é o processo de compreender o que se está lendo ou escrevendo, de dar sentido a este conjunto de símbolos. Lamentavelmente, muitas pessoas que passaram por essas e outras fases até mais avançadas, ainda não atingiram a capacidade da compreensão daquilo que leem. Um exemplo disso foi a forma errônea como muita gente interpretou uma notícia publicada em vários jornais, sites e aqui mesmo no nosso Blog, baseada em dados divulgados pela secretaria de saúde do estado. 

Separamos dois trechos da notícia e grifamos em negrito, frases importantes que provavelmente as pessoas que se equivocaram, não prestaram atenção durante a leitura. Vamos lá.

Trecho 01

No Ceará, 81 municípios podem avançar para a 2ª fase da imunização, que contempla idosos acima de 60 anos, conforme a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

*Poder avançar não é a garantia ou a certeza que isso irá acontecer. 

Trecho 02

Contudo, o início do procedimento depende da logística de cada prefeitura, o que deve acontecer à medida em que novas doses chegarem ao Estado.

*Fica claro que tudo vai depender de quando novas doses chegarem.

SEGUINDO...

Esse erro de interpretação gerou uma falsa expectativa e até mesmo cobranças indevidas em muitos municípios que ainda continuam aguardando a chegada de novas doses de vacinas. O município de Porteiras, que segue vacinando os grupos prioritários a partir de 80 anos de idade,  emitiu uma nota explicando a situação local.


Até o dia 17 de março, de acordo com informações da secretaria de saúde de Brejo Santo, apenas 59% das doses correspondentes para vacinação dos idosos, haviam chegado ao município. Todas essas doses já foram aplicadas. Nesta quita-feira, 18 de março, chegaram 420 novas doses, possibilitando agora vacinar pessoas com 79 e 78 anos.

Municípios que tenham uma quantidade menor de idosos e tenham recebido uma quantidade maior de vacinas, esses sim, poderão avançar vacinando novas faixas etárias, sempre de forma decrescente. 

* Da redação do BFJR com dados da Gazeta do Povo, O POVO e secretaria da saúde do estado do Ceará.