terça-feira, 2 de março de 2021

Via CAC, águas do São Francisco rumam para o açude Castanhão.

 

*Foto - Divulgação


*Por Farias Júnior.

Todos sabem que desde o início acompanho essa jornada da Transposição das Águas do São Francisco. E é com muita alegria e emoção que registramos aqui a notícia de um novo e positivo capítulo nessa história. 

A Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) liberou, nesta segunda-feira (1), a passagem das águas do Projeto de Integração do Rio São Francisco para o Açude Castanhão. A liberação aconteceu com a abertura da comporta do Km 53 do Cinturão das Águas do Ceará, localizada no município de Missão Velha.

Com o acionamento da comporta, as águas percorrerão um total de 300km até o açude Castanhão passando pelo Riacho Seco, Rio Salgado e Rio Jaguaribe. A previsão é que o desague no Castanhão aconteça em 30 dias, beneficiando cerca de 4,5 milhões de cearenses. 



Presidente da Comissão Especial da Assembleia Legislativa que acompanha as obras da Transposição, o deputado Guilheme Landim, esteve no evento e postou em suas redes sociais sociais fotos e vídeos do exato momento da liberação das águas. "É impossível estar testemunhando isso e não lembrar do nosso inesquecível deputado Welington Landim, que tanto lutou por esse sonho", afirmou o deputado.


*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados da Ascom.