sábado, 17 de abril de 2021

Ceará deve registrar chuvas isoladas ao longo do fim de semana

 (Foto: Aurelio Alves)
Neste fim de semana, a maior parte do Ceará deve apresentar condições para predomínio de céu variando entre claro e parcialmente nublado com chuvas isoladas, de acordo com previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O órgão cearense explicou em nota que o cenário se dá pelo distanciamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

A maior chance de chuva acontecerá no domingo, com probabilidade de precipitações relativamente mais intensas principalmente no Centro-sul e no Litoral. No sábado, a expectativa é que os maiores acumulados ocorram nas macrorregiões Jaguaribana e do Cariri, ainda que variando entre fraca e moderada.


A tendência é de chuvas isoladas, principalmente no sábado. Pro domingo (18), há uma chance de melhorar um pouco, porém, por enquanto não dá para esperar torós de forma abrangente.

— funceme (@funceme) April 16, 2021

Nestes próximos dois dias, a chuva deve acontecer no período da madrugada e início da manhã no litoral do Estado, enquanto nas demais regiões há maior chance no decorrer do dia. Na noite desta sexta-feira, 16, por volta das 23h30min, o site da Funceme estava fora do ar.

Até a metade do mês de abril, o Ceará registrou apenas 38% do que se espera de chuvas para o mês, com 71,4 milímetros de chuva observados neste mês. O número ainda está distante do total esperado para abril no Estado, de 188 milímetros. O Litoral de Fortaleza é a macrorregião que apresenta a pior situação do Estado, com 79,8% abaixo do esperado para este mês.

*Da redação do BFJR, com O POVO.