terça-feira, 6 de abril de 2021

Ceará tem redução no número de pacientes aguardando leitos de UTI e enfermaria para Covid-19

Foto: Divulgação/Prefeitura de Fortaleza

O número de pacientes na fila de espera por leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e de enfermaria para tratamento da Covid-19 caiu nos últimos cinco dias. De acordo com dados do IntegraSUS, plataforma gerenciada pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa-CE), às 7h14 desta terça-feira (6), 888 pessoas aguardavam vagas em todo o estado.


Do total, 526 esperavam transferência para leitos de UTI e 362, de enfermaria nesta manhã. Já no dia 1º de abril, eram 961 pacientes nesta situação, dos quais 548 estavam na fila por leitos de UTI e 413 por unidades de enfermaria. Os números são flutuantes e variam de acordo com a contaminação entre os habitantes das cidades.


Conforme análise do grupo Covid-19 Analytics, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), a taxa de contágio no Ceará era de 1,07 no dia 4 de abril. Nessa análise, cem pessoas podem transmitir o vírus para outras 107. Quando o índice está acima de 1, considera-se que a transmissibilidade está fora de controle. Os números vêm caindo desde o início de março, quando a taxa estava em 1,27, maior valor desta segunda onda.


A ocupação de leitos de UTI públicos em todo o Ceará atingiu 93,3%; são pelos menos 11 serviços de saúde sem vagas. Já as enfermarias cearenses administradas pelo poder público estão com 81,1% de lotação. Em Fortaleza, os índices são de 91% e 92%, respectivamente.


As informações disponíveis no IntegraSUS apontam que a maioria absoluta dos pacientes que aguardam transferência para leitos de diferentes complexidades é de mulheres e homens com idades superiores a 60 anos. Essas pessoas fazem parte do grupo de risco da Covid-19 e podem apresentar casos mais graves.


Mais de 100 municípios cearenses têm algum paciente que está na fila de espera por leitos de atenção voltados à Covid-19. A situação mais complicada ocorre na cidade de Fortaleza, a qual, sozinha, tem 254 pessoas nessas condições, 179 delas só aguardando espaços nas UTIs públicas.

 

*Da redação do BFJR, com G1.