quarta-feira, 7 de abril de 2021

Estudo aponta que CoronaVac é efetiva contra variante brasileira do coronavírus.


Um estudo feito com mais de 67 mil profissionais de saúde de Manaus aponta que a vacina CoronaVac tem 50% de efetividade contra a variante P.1, variante brasileira do coronavírus identificada pela primeira vez na capital manauara. De acordo com os dados preliminares, a efetividade (ou seja, o impacto real na redução da doença ou da sua gravidade) foi confirmada 14 dias após a primeira dose.

O estudo é o primeiro a avaliar a efetividade do imunizante em um local onde a variante P.1 é predominante. A análise é provisória. 

De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, mais detalhes sobre o estudo serão apresentados na tarde desta quarta-feira, 7. Já um artigo científico com os resultados deve ser publicado até o próximo sábado.

Segundo o infectologista Julio Croda, responsável pelos trabalhos, foi constatado que a vacina mantém contra a P.1 o mesmo nível de eficácia apontado nos ensaios clínicos. "É uma tranquilidade. Enquanto a gente tiver a P.1 como variante predominante, o Ministério da Saúde e as secretarias estaduais podem continuar administrando a vacina porque ela vai trazer algum impacto do ponto de vista do controle da doença", defendeu para o G1 São Paulo.

*Da redação do BFJ, com O Povo.