domingo, 18 de abril de 2021

Jovem carioca desaparecida é resgatada pela polícia no Ceará

Uma adolescente de 16 anos, natural do Rio de Janeiro, foi encontrada na zona rural de Catunda, município localizado a 266,9 km de Fortaleza, nesta quinta-feira, 15. A jovem, cuja identidade será preservada, foi trazida ao Ceará sem autorização da família há três meses, após iniciar um relacionamento com um homem de 25 anos no fim do ano passado.


Familiares da vítima relataram à polícia que ela disse que sairia de casa, alegando que iria morar com uma amiga em uma comunidade do Rio. Ao ser procurada, no entanto, a família não conseguiu contato com a adolescente e descobriu através dos amigos da jovem que ela teria viajado para o Ceará, onde o então companheiro tem familiares.


Com apoio da inteligência da Polícia Civil do Ceará (PCCE), os agentes cariocas iniciaram as primeiras investigações para descobrir o paradeiro da jovem. Em diligências, policiais civis encontraram o endereço em que o companheiro estava e ele confirmou a localização da vítima, na zona rural do município.


A adolescente foi encontrada na casa trancada e sem acesso às chaves, em uma situação de vulnerabilidade. “(A vítima) garantiu que o isolamento era voluntário para não se contaminar com coronavírus, mas tudo indicava que o relacionamento era muito abusivo”, explicou a delegada Arlete Silveira, titular da 12ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que investiga o caso.


Após a ação, a vítima foi encaminhada de volta para a casa da família e o companheiro da adolescente, que não possui antecedentes criminais, foi liberado. A investigação seguirá a cargo da Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (Decav) da Polícia Civil do Rio de Janeiro, com apoio da PCCE.


Delegacia de pessoas desaparecidas

A população deve formalizar os casos de pessoas desaparecidas de imediato, sem a necessidade de aguardar um prazo mínimo para a comunicação. Para isso, o denunciante pode registrar um Boletim de Ocorrência na Delegacia Eletrônica, no campo Desaparecimento de Pessoa, fornecer o máximo de informações possíveis sobre a pessoa desaparecida e enviar uma fotografia recente.


É possível ainda colaborar com o trabalho policial ligando para o número (85) 3257-4807 ou para o (85) 99111-7498, o WhatsApp do DHPP, por onde podem ser enviadas fotos, áudios e vídeos. O contato também pode ser realizado pelas redes sociais, por meio do perfil @desaparecidosdhppce no Facebook e Instagram. Não é necessário se identificar. O sigilo da fonte é garantido.


Serviço

12ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP)


Endereço: Rua Juvenal de Carvalho, nº 1125, bairro de Fátima, Fortaleza/CE.


Telefone: (85) 3257-4807 e (85) 99111-7498


E-mail: 12dp.dhpp@policiacivil.ce.gov.br


Instagram e Facebook: @desaparecidosdhppce


*Da redação do BFJR, com O POVO.